sexta-feira, 13 de março de 2009

Educação coariense 1

Essa semana começaram para valer a funcionar todos os tipos de instituição de ensino em Coari. Escuto muitas pessoas dizerem que na cidade só não estuda quem não quer, tem escolas para todos e todo tipo de escola, desde os cursos de alfabetização de adultos, ensino médio, passando pelo técnicos do Cefet e do Cetam, até universidades, públicas e particulares.

Claro, para quem não teve oportunidade de estudar, hoje de fato, o município está povoado de instituições de ensino. Mais como estamos vendo nos indicadores de qualidade da educação, aí, sim, a história é outra. E repetimos um velho de ditado: "o que importa se temos quantidade, se não temos qualidade?".

Sei que estamos melhorando lentamente a qualidade da nossa educação e torço para que melhore cada vez mais e com ritmos acelerados, e aqui é que está o nó da questão. E tiramos um pedaço do grande entrave, freio da educação do município, que é a colher do executivo na vida escolar. Disse um pouco, talvez uma ponta muito pequena. Em 2005 e 2oo6 era pior, qualquer respiro, gripe do prefeito da época, ele aciona as gestoras para parar as aulas, colocarem os alunos para fora da aula de aula...

Não adianta querer melhorar a educação de um município se os cargos de gestores estiverem a escolha do executivo local, ele sempre vai escolher pelos seus e não pelo lado profissional. Os estudos mostram que a qualidade de uma educação passa pela escolha de gestores (as) pelo processo seletivo.

Assume a gestão de uma escola quem é capaz, quem foi o melhor no processo seletivo. E ponto final!

Esse é o primeiro passo e talvez o mais significatico. Será que vamos ter coragem de dar esse passo?

Nenhum comentário: