sexta-feira, 8 de maio de 2009

Porque o mundo é muito mais que a Padre Victor

A rua Padre Victor, foi a rua que eu nasci na terra do gás e do petróleo. E hoje, data muito distante do meu nascimento, me encontro em Tabatinga. Exatamente 14h20; depois de duas horas e quarenta minutos de vôo como tinha anunciada uma voz metálica que saia pelo som da aeronava, cheguei na fronteira.

Nem bem tiramos o pé da escada do avião foram nos entregando material abaixo, sobre a gripe suína. Ainda não tenho muito a dizer sobre esse mundo do lado de cá. Deixo um mateiral encontrado na Wikipédia:

É uma cidade fronteiriça à Colômbia e ao Peru, sendo que a fronteira com o primeiro país é terrestre. As cidades de Tabatinga e Letícia (Colômbia) são interdependentes, no tocante ao abastecimento das populações. Todavia, o único marco limítrofe é um poste com as duas bandeiras, o que faz com a população local transite livremente entre os dois países como se as duas cidades fossem uma. O acesso mais frenquente à Colômbia é pela Avenida da Amizade que começa no aeroporto de Tabatinga e termina dentro de Letícia.

O acesso à cidade se dá por barco ou por avião, inexistindo estradas que unam Tabatinga a Manaus. A viagem fluvial no trecho Tabatinga - Manaus consome cerca de três dias e, no trecho contrário, cerca de sete.


Existem voos diários operados pela empresa Trip, sendo 2 voos aos domingos, a partir de Manaus. Os preços das passagens oscilam entre R$ 500,00 e R$ 1.200,00 reais. As aeronaves são de porte médio e variam ente 50 a 80 passageiros.

Por sua localização desfavorável em relação à Manaus, principal mercado consumidor, não há empresas maiores óu fábricas interessadas em investir nessa região, apenas duas fábricas uma de Polpas de Fruta e uma de Adubo Orgânico para exportação já se manifestaram em criar base na área, porém esperaram formas de viabilizar o escoamento de suas produções.

O custo de vida é um pouco elevado em virtude da distância com a capital, todavia, a cidade fronteiriça, Letícia, dá suporte mais favorável, haja vista que tal cidade é livre de todo imposto colombiano, recebendo mercadoria pelo canal do Panamá a preços baixos. A população tabatinguense vai à cidade fazer compras diversas, onde varia do supermercado aos móveis de casa. Os produtos mais procurados são os eletrodomésticos, móveis e principalmente os perfumes franceses, cujos preços correspondem 40% do valor dos perfumes em Manaus.


A população em Tabatinga é mista, pois possui brasileiros, peruanos, colombianos e dentre estes, os indígenas de diversas etnias. Dentre os brasileiros em Tabatinga, existe a população rotativa, correspondente aos militares das forças armadas e bancários que vão à Tabatinga passar temporárias.

No município a rede de esgotos é praticamente inexistente e o fornecimento de energia e o asfaltamento precários - Sua principal avenida é chamada de Avenida da Amizade, visto que liga a Tabatinga à Leticia.

Embora visada pelo narcotráficocomo rota de passagem , náo é um centro consumidor, a organização policial da cidade é precária. Em termos de saúde, possui apenas um hospital. Em termos de educação é atendida por um Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Nenhum comentário: