terça-feira, 16 de junho de 2009

Nota$ pela educação

No domingo e na segunda feira que passou aconteceram em Coari, as provas para o vestibular da UFAM. A UFAM Coari apresenta cursos na área da educação e da saúde, e está presente no município com cursos permanentes há quase três anos.

A cada vestibular cresce o número de alunos. Devagar vai se constituindo como uma instituição de Ensino Superior no interior; com corpo docente e discente com fome e sede de conhecimento.

Nesses dois dias do vestibular foi marcante a presença de jovens pelas ruas da cidade, vieram em busca de uma vaga na universiade. Eram jovens de várias cidades, de perto e de longe de Coari.

Esses jovens de fora, chegaram em sua grande maioria no sábado; ficaram na cidade domingo, segunda, os que subiram o rio viajaram voltando na segunda mesmo; os que desceram o rio, viajaram na terça de manhã. Leve ainda em conta que os que vieram de "cima", chegaram no sábado de manhã.

O que quero dizer é que esses jovens ficaram na terra do gás e do petróleo uma média de três dias. Estiveram aqui pagando passagens, hospedagens, alimentação, usando transporte, telefonia, entre outras despesas; tudo isso implicou uma entrada econômica na cidade. Isso mostra que educação é uma fonte de renda certa para um município que tem um "campus universitário".

Já há umas dezenas de jovens de outras cidades estudando aqui e a cada vestibular outros estarão ingressando na universidade. Com um pouco mais de criatividade a cidade de fato poderia ser uma cidade universitária. Falta investimento nessa área - uma biblioteca que funcionasse como um centro cultural e uma boa programação cultural, com certeza iria trazer rendas e fazer de Coari um centro cultural, de fato, do médio solimões!

Nenhum comentário: