Esta deve está sendo surpresa para todos!
Na coluna do jornal A Crítica:
"A Prefeitura de Coari vai servir, em Manaus, dia 23, uma feijoada para lançar o seu Coari Folia 2008 e festejar a homenagem que a cidade receberá no Carnaval do Rio".
----------------------------------------------
O lançamento do carnaval coariense em Manaus, deixa claro que o Coari Folia pode acontecer em qualquer lugar do país, inclusive na terra do gás e do petróleo. Isso acontece porque ele não é um carnaval feito pelo povo da terra e sim para o povo da terra. O coariense é um brincante-assistente.
Do carnaval que a gente tinha, para esse que temos agora, a perda é enorme. Deixamos de ser atores para assistir. Se o dinheiro investido pagando gente de fora para fazer o carnaval, fosse investido nos blocos e nas fantasias individuais, o ganho era enorme. Não estou falando só no ganho econômico, estou falando do ganho cultural e da festa em si. Seria então o povo da terra a construir com suas mãos a arte que é o carnaval.
o carnaval nasceu do candomblé, da umbanda, nos morros do Rio de Janeiro e bem antes nas senzalas. Desceu o morro, saiu da periferia, dos pobres e invadiu a avenida, se fez "Escola de Samba". O carnaval do Rio se globalizou através da rede globo, caiu no erro de fazer uma carnaval para ser assistido.
Nesses últimos anos estamos assistindo a ascenção do "carnaval baiano", carnaval de rua, que exporta talendo e tradição. O artista se faz com o povão que com ele vive esse momento festivo da atual terra do carnaval. Se a Bahia tivesse importado as Escolas de Samba do Rio para fazer seu carnaval, com certeza não era a potência carnavalesca que é hoje. Provavelmente pelo dizer do povo baiano, principalmente os mais pobres que já não participam do carnaval, visto que a festa está cada vez mais privatizada pela industria do entreternimento; breve as coisas da Bahia vão começar a descer a ladeira, será só uma questão de tempo.
Coari nunca vai ser a Bahia e nem deve, cada um deve fazer seu caminho que melhor mostra sua cara e o nosso rosto era o carnaval de blocos de rua. Importando os baianos e entramos em retrocesso, e só perdemos...
Viva o Carnaval da Bahia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário