O novo programa para os "caciques" das comunidades rurais do de Coari, coloca o Vice-prefeito em "Campanha Eleitoral". Ele e sua equipe visitaram todas as comunidades do interior do municípios. A equipe da secretaria de agricultura e infra-estrutura rural ia na frente entrando em contato com os moradores, visitando, convidando, organizando, em seguida chegava o candidato encerrando a cerimônia, ditando a cartilha para 2008.
Os novos "Administradores Comunitários", antigos líderes rurais foram empossados numa solenidade cerimoniada pelas "autoridades" coariense. Ao todo eles são 200. 200 cabos eleitorais, todos rezando na mesma cartilha com direito a salário e tudo; porém, quem não cumprir o que foi acertado será "demitido" e outro assumirá o seu lugar. Gente querendo uma boca dessa é que não falta.
Antes dos líderes rurais, antes dos líderes administradores comunitários, a liderança se chamava presidente da comunidade e todo serviço era gratuito, portanto eram livres para assumir compromisso com qualquer candidato. A liderança atual é paga justamente para não apoiar candidato nenhum, a não ser quem os paga. Claro, quem paga, Manda!
O administrador comunitário tem o dever de fazer justamente isso, garantir que outro não tenha espaço, assim não há vaga para outras lideranças, muito menos aquelas que pensam em disputar um cargo eleitoral. Dessa forma, outros candidatos já começam suas campanhas eleitorais em desvantagem com quem faz as viagens, 'conversam' com o administrador ditando o que tem que ser feito.
As vezes os coitados encurralados impedem até de um candidato da oposição a fazer qualquer ação para mostrar seu plano administrador, não há espaço para nada. Se sentem na obrigação de obedecer por obedecer com medo de perderem o cargo. E perdem mesmo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário