terça-feira, 3 de junho de 2008

Riquezas Amazônicas

Os índios foram os que primeiros habitaram esse mundo amazônico, vieram de terras distantes e levaram milhares de anos para se adaptarem nesse espaço do planeta, tão diferente. Durante o período de adaptação foram conhecendo os segredos das plantas, dos rios, das frutas, das raízes, caulas e outras riquezas que aqui encontraram.
Descobriram que o jucá é uma planta anti-inflamatória, principalmente para inflamações internas. Nós, distantes tantos anos, herdamos esse conhecimento, hoje tomamos chás e usamos unguento de Jucá para tantos males, as vezes até da alma.
No quintal de casa tem uma árvore que nesse tempo é muito procurada pelas suas várgens, planta curadora.
O Jucá é uma entre as milhares de plantas que são parte da nossa vasta riqueza. Infelizmente não estamos tendo uma educação que nos dê ferramentas para transformar essa riqueza em geração de renda!

O ingá é um fruto comumente encontrado em margens de rios e lagos. Segundo Pio Corrêa, o nome ingá é de origem indígena, que significa “embebido, empapado, ensopado”, devido o aspecto aquoso que envolve as sementes.
São conhecidas cerca de 300 espécies do gênero Ingá, todas produzem frutos em vagens, que podem atingir até mais 1m de comprimento, dependendo da espécie, mas de forma geral grande parte das espécies possuem frutos com até cerca de 10-30 cm de comprimento.
A polpa do ingá é branca, levemente fibrosa e adocicada, rica em sais minerais, e é consumida ao natural. Frutifica quase o ano todo.
Fruto parte da riquíssima floresta amazônica, tão devastada. O nosso desafio é transformar toda essa riqueza em renda para nós amazônicos!

Um comentário:

Unknown disse...

nossa lembrei da minha infância, há 10 anos atr´s lembro que minha avó tinha um pé de inga no quintal, dessa mesma especie, fruto super, hiper saboroso, isso era uma delicia, docinhooooo. Agente ficava esperando madurar pra pegar no pé, maduro eles ficam bem inchadinhos, da pra perceber e pra abri-los, dava uma torcidinha pra um lado, pro outro e ele se abria...Fico triste porque acho que a gente nem encontra esse fruto mais por ai =(...Quem tiver um pé ou uma semente e quiser me mandar eu agradeço rsrs Abraços a todos