sábado, 20 de dezembro de 2008

Dengue
Na noite de terça comecei a sentir dores nas articulações do corpo, como os compromissos e trabalhos estavam sendo tantos nesses dias, não dei muito atenção. Antes de ir deitar a coisa piorou, além das dores pelo corpo, sentia frio. Pensei lá com os meus botões estou com malária ou mãe do corpo.
Aí pelas onze da noite, tremia na rede, que coisa estranha, ainda não tinha sentindo nada igual. E não que não tenha pego doenças "feias", foram cada uma. Custei a dormir e acordei como se não tivesse dormido.
A corpo doído, parece ter levado porrada do batalhão do capitão Morte (Norte), quem sabe melhor teria sido. Na boca um gosto amargo de fel, gosto de veneno, assim dizem os que provaram dele e sairam ileso, por ironia do destino.
No banho a água parecia láminas de gelo a perfurar a pele e a cabeça do tamanho de uma melancia bem crecida, parecia querer estourar, uma dor só. E os olhos com as órbitas querendo sair de dor, vermelhas como a torcida do garantido.
Acode o povo, acorde, que coisa estranha é essa?
Chega a doutora, me entope de remédio e me pede para ficar de molho na "rede" e tomar muito líquido. Não podia ser melhor essa orientação médica; um dia para ficar ne rede. O melhor lugar de Coari, até agora não achei outro... é a rede!
Depois de um dia e uma noite de rede, de dor por todo corpo, de febre e sem conseguir me alimentar, me rendi e fui "levado" ao hospital - assim como todo mundo de bom senso nesse mundo, último lugar do mundo para se ir curar uma enfermidade. Mesmo assim, conduzido mais pelas dores, pelos outros, lá fui eu.
Foram duas horas e meias intermináveis, e dois pacotes de soro. Sai de lá sem saber bem o que tinha; me foi orientado descanso e muito líquido, a mesma orientação da médica do dia anterior. Mais um dia e uma noite de sufoco.
Hojé já estou melhor, ainda com dores nas articulações, um pouco de febre e com o amargo na boca. Melhor, mais continuo com DENGUE.

*
A dengue é causada por um arbovírus da família Flaviridae, transmitido de uma pessoa à outra através de um hospedeiro intermediário, o mosquito Aedes aegypti. O danadinho é um mosquito peridoméstico, que se multiplica em depósitos de água parada, acumulada nos quintais e dentro das casas.

Apesar da vida curta, o Aedes é vorax: pode picar uma pessoa a cada 20 ou 30 minutos.

Cuidado com água parada!

Quando o mosquito pica uma pessoa infectada, o vírus se instala e se multiplica em suas glândulas salivares e intestino. A partir de então, o inseto permanece infectado pelo resto da vida (vive ao redor de 30 dias).

Nenhum comentário: