segunda-feira, 18 de janeiro de 2010


Ontem assisti o filme Avatar. O filme é fantástico. Uma super produção diferente e original; um cenário muito bem criado e as cenas parecem de fato real. Fiquei encantado com a criatividade da equipe que produziu o filme, criaram um mundo novo e diferente para mostrar o velho, uma vez que o folhetim da trama é batido, passado.

É uma remasterizada da chegada dos europeus na América Latina; mudando o país colonizador, no caso os Estados Unidos e o local colonizado, Pandora. A diferença maior está em que no filme os alienígenas vencem, na vida real perdem, morrem. Fica claro que é necessário a ajuda de um "branco" para vencerem os brancos; sem eles não há vitória.

A força da telona mostra como nunca a integração dos povos da floresta com a natureza, um bom convite para sentirmo o momento presente, quando nós, "civilizados" estamos destruindo o verde do planeta e nos afundando na nossa própria destruição. No filme as pessoas estão em contato direto com flora e fauna e sabem que é preciso respeito para viverem melhor com os recursos que o mundo oferece.

A integração das pessoas com o mundo da floresta vai além de um conhecimento racional, mais profunda de que as pesquisas dos cientistas, é integral, com laços que se misturam através da ponta dos cabelos, um mundo sente o outro, o coração, a respiração e o pensar; tudo integrado e convivendo um de bem com o outro; até chegar a força da ambição do homem branco e desafiar, em risco essa ordem construída em milhares de anos.

A super produção, custou uma bagatela de 500 milhões de dólares; o resultado porém mostrou que o dinheiro foi bem aplicado, combinando competência com criatividade, o lucro já superou duas vezes o valor investido. Com certeza um patrimônio imaterial que ficará pra sempre como riqueza da humanidade.

O valor que se gastou para fazer o filme, será o mesmo valor que se gastará para construir a ponte sobre o Rio Negro que ligará Manaus ao Cacau Pirera e toda uma área de investimentos e cidades por ali por perto. Será o maior patrimônio material construído até agora com recursos do nosso Estado!

Avatar já superou a cifra de mais de um bilhão e meio de dólares pelo mundo, três vezes o valor que custou para ser feito e isto dentro de três semanas; vamos vê em quanto tempo a ponte vai recuperar para os cofres do Estado o que foi gasto com ela. É esperar para saber.

Um comentário:

Unknown disse...

sobre o que vai ou não voltar para os cofres públicos do Estado é o que eu pago p/ver, é que nem em nossa cidade a riqueza está ai, falta só ver os retornos que teremos no futuro, o que eu tenho medo é que pode acontecer o que houve no passado,ex: a riqueza da borracha era tamanha a ganância por esta riqueza que ninguém se preoucupou em preparar a cidade para o futuro, apenas olharam os seus interesses,o que houve depois quando o ciclo deixou de ter importância, foi uma região esquecida e abandonada por muitos anos que só veio a ser lembrada com a zona franca de Manaus, em Coari temo que isso aconteça, pois nove anos se passaram e nada,cadê projetos que contemplem nossa cidade para o futuro, praças e ginásios não produzem riquezas e nem emprego, falta indústrias, valoriar nossa agricultura, os produtures rurais, o criador etc. espero que os novos governantes que virão se preocupem com isso, senão quando o petroleo e o gás acabar tchau e benção, vai ser uma estagnação geral em nosso município.