quarta-feira, 24 de março de 2010

Os encantados na dura realidade


A maioria das cidades da Amazônia estão à beira d'água. Olhando de longe a impressão que elas deixam é de parecer que sairam do fundo dos rios, de cidades encantadas, passaram a ser cidades de carne e osso.

Quase todas elas nasceram de pequenos núcleos humanos, algumas um dia foram aldeias, outras de grandes famílias que trazendo os amigos e formando casamentos foram crescendo, até chegar o porte de cidades.

Tendo seu porto de água, sua porta de saída e de chagada sendo líquida; não seria diferente se o rio em tantas vezes não comandasse a vida, como nos lembra Leandro Tocantins no seu livro que leva o título sua famosa frase, "O Rio Comanda a Vida".

Nossas cidades se encontram abandonadas, os prefeitos do Estado se encontram reunidos com o povo do governo do Estado. Esperamos que começem a pensar em governar com responsabilidade e respeito ao povo de suas cidades.

A reunião é num tempo muito estratégico, quase nas vésperas da despedida do atual governador. Caso tenha alguma coincidência da datas não são meras coincidências.

Enquanto eles reunidos em ambientes com frescor de ar-condicionados, vamos nós convivendo com a dura realidade do abandono e quanto mais distante da capital do Estado, pior é o estado de abandono.

São ruas esburacadas, educação de péssima qualidade, desemprego, programas sociais de destribuição de rendas, suco de coliformes fecais como água e seguiria uma lista enorme para dizer dos desafios vividos pelos povos das cidades amazônicas.

E o pior de tudo não se vê luz no fim do túnel!

3 comentários:

Anônimo disse...

é isso mesmo, ACREDITE que nos podemos mudar para PIOR, e tai o novo tempo que chegou em Coari. "Parabens" ao povo que tem o gestor que merece.

Anônimo disse...

mas dentro dos CARROES, que circulam agora em Coari as pessoas dentro dele com o frescor de ar condicionada nada vem, Ta Tudo Bem.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Parabéns Padre Zezinho pelo texto para nossa reflexão diária ao mundo cotidiano amazônico.

O grande problema é que alguns comentarista teimam bater palma pra macaco e políticos que não se interessam por seus municipes.

Por exemplo: O Ex-Prefeito Adail abandonou Coari/AM, pois só queria o leite da vaca e quando terminou o seu mandato bateu asas e vôo em 31 de dezembro de 2008, nunca mais voltou.

De lá pra cá, só veio visitar Coari/AM no dia no dia depoimento da pedofilia, e veio por que foi obrigado pela judiciário.

Para ilustrar mais, o Ex-Prefeito Adail Pinheiro, que não gosta dos coarienses, supostamente não tem mais casa para morar, visto que, a residência em que o Ex- prefeito Adail Pinheiro morava era do Sr. Merelo Alves, que hoje está alugada para Prefeitura de Coari/AM e, por ironia do destino, virou o PETI - PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL.

Mais esses teimosos que vivem batento palma pra macaco e políticos mal intencionados, não enchergam que nossa cidade foi entreque como diz o último parágrafo do texto:

"São ruas esburacadas, educação de péssima qualidade, desemprego, programas sociais de destribuição de rendas, suco de coliformes fecais como água e seguiria uma lista enorme para dizer dos desafios vividos pelos povos das cidades amazônicas."