terça-feira, 16 de março de 2010

Sabores da Amazônia


Depois de ter ido ao mercado hoje pela manhã e me encontrar com a diversidade de peixes, sentindo o cheiro e a cor, mais também também o sabor me encantei com o post Remanso do Peixe - Belém, do blogueiro Marcelo Katsuki no Comes e Bebes; blogueiro da Folha de São Paulo.

O que me impressionou no post de Marcelo que expõe ao mundo a cozinha paraense, foi sentir de como eles estão avançando na gastronomia sem ficar importando comida de diversos países ou de outras regiões do Brasil.

Mais Belém, o Pará todo é muito isso, eles são muito eles. Gostam e valorizam o que é deles. E já perceberam que o que os turistas querem é de fato comer uma boa comida paraense, não viajar da Itália para comer pizza no mercado Ver-o-Peso!

Marcelo mostra que a novidade desta cozinha que ganha cada vez mais adeptos de outros mundos, é justamente o saber permanecer no que sempre foram e ir combinando com outras coisas da Amazônia para descobrir os novos sabores; porém, sempre sabores amazônicos.

Depois de ter visto a rica experiência dos cozinheiros de Belém e ter experimentado essa maravilha da foto numa caldeirada, fico me perguntando o que falta a nós para fazermos chegar as maravilhas da nossa cozinha para outros paladares?

Uma das minhas certezas sobre a terra do gás e do petróleo, vivendo aqui quatro anos e uns poucos meses é que se cozinha bem demais por aqui. Mesmo um prato simpres de Jaraqui frito com baião de dois, já é um manjar dos deuses.

Nenhum comentário: