domingo, 4 de abril de 2010

Atendendo o pedido de um leitor do blog que comentou o post "Caminhos da Amazônia", que entre outras coisas comentei sobre a Castanha do Pará, comparando com a Castanha de Cutia. Falava sobre os nomes da castanha, entre outros castanhas do Brasil e dizia no fim, bom assunto para um post.

Não tenho lá muito conhecimento científico para tratar com autoridade desse assunto, aliás, como quase nenhum outro.

O nome Castanha do Pará é do período colonial, quando o Pará respondia por toda a Amazônia, era o centro, tendo Belém como capital da colônia Maranhão e Grão Pará, e daqui ela era exportada.

Atualmente com o forte crescimento do consumo da castanha no Brasil, dentro do país ela ficou conhecida como castanha da Amazônia e no mundo da exportação é chamada de castanha do Brasil.

Com as novas descobertas da medicina sobre ela, que é bom para curar ou prevenir doenças degenativas, os médicos orientam que seja consumida diariamente ou de vez enquando como forma de prevenir, usando o velhor ditado: "melhor prevenir que remediar".

Esse é um mundo tão complexo, quanto um igapó e vai muito além do nome, de suas qualidades medicinais e de paladar. Voltarei com esse assunto!

Nenhum comentário: