sábado, 3 de abril de 2010

Feliz Páscoa 2010


O povo judeu escravo no Egito, aceitou a proposta do Deus de Moisés para deixar o estado de escravidão rumo à liberdade. Atravessando o mar Vermelho fizeram a passagem para a Liberdade.

Essa passagem para a Vida Nova não veio sem sacrifícios; primeiro das famílias egípcias que perderam seus filhos. Não foi fácil para eles aceitarem a morte de seus entes mais queridos. Depois do próprio esforço e organização dos que partiam rumo ao mundo novo.

Em Cristo a páscoa ganha um novo sentido, a passagem é para vida eterna, vence a morte. Também aqui a mudança se dar vencendo muitos desafios e superando os sacrifícios.

Hoje a Páscoa continua gritando para acontecer; vivemos, convivemos com muitas realidades de morte, tanto estruturais como pessoais; precisam passar para realidades de vida, se fazer Páscoa.

O sistema capitalista, consumista que vivemos é vorax e nos faz consumidores; nele contamos quando temos, quanto temos; precisamos fazer a Páscoa, a passagem do ter para o ser. Sem essa mudança, onde a vida é marcada pela convivência, não acontecerá a Páscoa.

Mais toda Páscoa, toda mudança exige sacrifícios, mudar não é fácil. Particularmente não sei se estamos interessados em fazer a Páscoa acontecer na nossa vida, no nosso tempo; uma vez que vivemos correndo somente atrás de nossos interesses e quanto mais temos; mais queremos ter.

Os povos judeus guiado por Moisés e Jesus tiveram coragem de fazer a Páscoa. Agora é o nosso tempo, a nossa vez; será que temos coragem de fazer a nossa Páscoa?

Nenhum comentário: