sexta-feira, 2 de abril de 2010

Caminhos da Amazônia

O mundo de olho nessa Amazônia detentora de tantas riquezas e segredos. As fotos do post mostram com clareza a veracidade da frase. Olhar o emaranhado de cores e formas sem entender de biologia ou saber via conhecimentos tradicionais, é o mesmo que olhar para um muro sem cor e não poder olhar do outro lado.

Darcy Ribeiro dizia que o analfabetismo dos brasileiro com seus país é enorme; na nossa Amazônia é maior ainda!

Estamos nos distanciando cada vez mais do conhecimento que nossos pais, nossos antepassados acumularam em milhares de anos. No seu lugar desde criança, a nossa geração, a anterior e a atual estamos sendo marcados por um tipo de conhecimento escolar, mais de decorar e de outras regiões.

Nosso aprendizado está longe de nos ajudar a construirmos ferramentas para desfrutarmos das riquezas da nossa região; ter uma qualidade de vida digna!

A castanha de cutia por exemplo, gostosa e desvalorizada, consumida só pelas cutias, porém é de um sabor que não deixa nada a desejar aos nozes de outras regiões do país ou os importados, tão consumido pela classe média alta de Manaus.

Ela tem um sabor quase igual a "castanha do Pará" com um pouco mais de gordura; sobre seus nutrientes não tenho muito o que falar, mais o sabor. Esse mundo precisa ser mais conhecido por nós. Com certeza os estrangeiros estão vindos cada vez mais e nossos sabores, mesmo desconhecidos, são riquezas que procuram em nossas terras desde o século XVI.


Os alimentosda floresta são os mais naturais, por isso mais saudáveis. Me alegrei mais ainda com nossa fauna e flora como parte de nossa alimentação quando li uma matéria na revista Época dessa semana "A pressa é inimiga da refeição", é uma entrevista com o italiano Carlo Petrini, que fala da importância dos alimentos naturais para a saúde do ser humano e do planeta!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu tenho uma agrande dúvida sobre a chamada "Castanha do Pará". Já vi em um programa no Amazon Site, ela sendo chamada de "Castanha da Amazônia" e, recentemente, em um programa de televisão, destes de receitas caseiras, sendo chamada de "Csastanha do Brasil", vai aí um sugetão de uma matéria sobre este tema.