segunda-feira, 19 de julho de 2010

Mal educados


O Estado do Amazonas comemorou com muito barulho na mídia seu crescimento no resultado das provas do Ideb 2009. Ainda bem que o secretario estadual foi humilde em dizer que o crescimento foi tímido, depois de sabermos bem sobre os resultados, ele se referia em relação ao Brasil. Sabia que não estamos tão bem para o tamanho da festa que Eduardo Braga queria/quer ligar a sua candidatura ao senado.

Claro que avançamos, antes estávamos muito mal; agora só estamos mal. Já foi um avanço. O índice divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nesta segunda-feira (19) representa um alerta para a educação no Amazonas.

Infelizmente os avanços na educação no Estado estão se dando no ritmo da canoa, lento, muito lento e na terra do gás os avanços caminham no ritmo de jabuti carregando uma canoa. Conferindo a lista das escolas conforme as notas alcançadas nas provas do Ideb 2009; nossa melhor escola é o Instituto Bereano e ficou numa posição tão distante, depois 100.


No seu site a prefeitura anunciou novos projetos e a parceria de novos programas, a Semed pretende transformar Coari em referência educacional em todo o estado do Amazonas. Dentre os programas desenvolvidos pela Semed estão: o Acelera Brasil, que tem como objetivo a correção do fluxo escolar para os alunos alfabetizados, uma parceria com o MEC, o instituto Airton Sena e a Semed.

A pretensão de querer transformar Coari em referência educacional no estado do Amazonas é boa muito boa; porém, acreditar que isso será alcançado com programas educacionais de terceiros, não é muito responsável; uma vez que delega aos outros o compromisso que devia ser seu.

Os desafios da educação na terra do gás e do petróleo para ser uma referência no Amazonas são grandes, gigantescos. E não será dessa forma que serão superados.

As escolas que alcaçaram boas notas no IDEB, foram as que souberam em primeiro lugar motivar seus professores e alunos. Prova disso estão as escolas do interior da Bahia e Piauí, regiões das mais pobres do Brasil.

Sei que muitos professores coarienses dão a vida para fazer uma boa aula, doam do seu tempo, talento e até de seus próprios salários para fazer o impossível, mais esses são uma minoria. a grande maoria se encontra desmotivada, primeiro pelo atraso nos pagamentos, depois porque não aceitam as formas que Coari tem sido administrada nesses últimos dez anos.

Se o dinheiro que foi roubados nesses últimos anos e continua sendo roubado fosse investido na educação, aí sim, seríamos referência em educação no Amazonas. Enquanto isso não acontece, iremos continuar estando no fim da fila dos municípios do Amazonas e do país!

3 comentários:

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Padre Zezinho, não é só a educação em Coari/AM que está capenga, é a educação no Brasil.

Quando falo da educação, falo das escolas públicas brasileiras que, com raras exceções, ministram aulas de pessímas qualidades.

Padre Zezinho, mas isso é proposital, pois enquanto a classe política manusear a educação pública brasileira ela vai sempre fraca e servirá apenas para o aluno digitar o número do candidato em época de eleição.

E o que podemos para modificar essa educação capenga de Coari/AM, para mim, é o retorno dos debates educacionais dentro dos templos religiosos, como faziamos na década de noventa do século XX.

Para mim, reclamar, só reclamar é um verbo dos medrosos e dos negativistas, e não vamos a lugar nenhum. Para mim, o verbo é o agir, pois esse verbo é o das pessoas quem tem compromisso com a comunidade.

Um abraço!

João Paulo guimarães disse...

O Alves que foi expulso do PT em 1995 por corrupção, concorda que a educação em Coari está capenga, até que em fim Alves vc poderia melhorar a nossa educação se o Arnaldo ouvisse vc e outros profissionais da educação.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

João Paulo vou chamar você de mentiroso, pois me desfiliei do PT em 1993, como história de minha vida, tenho o requerimento de desfiação quardada. E se você tiver interesse te darei uma cópia.

João Paulo, sabe que recebeu meu requerimento foi o atual Presidente do PT Manoel Curico.

Quanto a educação de Coari/AM ela vem capengando desde 1º de janeiro de 2001 a 16 de outubro de 2009,onde denomina-se a era da Maldição do Petróleo.

Neste período, a educação de Coari/AM foi transformada em canto da sereia, um faz de conta.

Já no período atual, teve-se uma melhoria educacional e com menas interferência política e tomara que continue dessa forma melhorando cada vez mais até chegar no ideal.