terça-feira, 13 de julho de 2010

Quais serão os caminhos?

Refazendo os caminhos entre Codajás e Manacapuru, tiro da cartola um post já pronto e faço alguuns complementos; visto que não é que mudou muitas coisas entre minha última viagem por essas terras e a de agora. Pelo contrário as coisas por aqui estão quase da mesma forma que deixei alguns meses atrás.

Nesses últimos 15 dias estive viajando entre Manacapuru e Codajás, tendo Manaus como ponto de conexão. São muitos os anos que tenho viajado por essas cidades; vi e acompanhei muito de suas mudanças nesses últimos 20 anos. Quase nada mudou para melhor, poucas coisas foram feitas que ajudaram na qualidade de vida da população.

Claro que nem tudo é tão mal assim, o número de escolas e professores aumentaram, isso não significou uma educação de melhor qualidade nesses municípios. Mesmo com o advento do ensino superior a expectativa da melhoria não chegou. Avançaram na educação e estão entre os vinte melhores do Estado; deixando município como Coari, muitas vezes mais rico que eles, para trás.


Nessas duas cidades que passei esses dias, elas parecem abandonadas, ruas esburacadas, lixos por todo lado e esgotos expondo doenças a céu aberto. Os prefeitos passaram e as promessas foram ficando no vento. Grandes fortunas foram construídas e o povo pobre cresce por todo lado e continua bebendo água com coliformes fecais.

No município de Manacapuru o prefeito foi cassado, assumindo no seu lugar o segundo colocado nas urnas. A impressa que ficou do que se foi é que nada fazia pela cidade e o atual está trabalhando para dizer de si o contrário do seu adversário. A operação tapa buracos e limpeza da cidade está a todo vapor.

Na entrada de cada uma, um símbolo da cidade acolhe quem chega, dar as boas vindas. A dança das cirandas em Manacapuru e um tirador de açaí em Codajás. Estruturas culturais que poderiam ser melhor exploradas para tentar arrancar não sei do onde turistas na tentativa de fazer gerar mais rendas para suas populações.

Em que rumo será que irá o nosso povo; vivendo em cidades pobres e empobrecedores; não sendo capaz de gestar projetos que façam crescer, principalmente entre os jovens uma vida com melhor qualidade de vida?

Ainda levará muito tempo para termos qualquer resposta!

2 comentários:

Anônimo disse...

é padre a politica ta ai na porta, os politicos esquecem do interior e so lembram na eleição, por isso que o Estado do Amazonas so existe a capital Manaus o resto é falacia

Anônimo disse...

mas como mudar, o pai vai pra conveção do omar, e o filho vai pra convenção do Alfredo. Agora o filho o tal de Jefter Mitouso sai candidado a deputado estadual ao lado de alfredo nacimento, utilizando o nome do pai Arnaldo Mitouso, é muito querer enganar o povo, mas o povo gosta