segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Esperanças!

Olhando as crianças que acompanhamos através da Pastoral da Criança, me pergunto em quem elas poderão depositar suas esperanças? Quais os caminhos que terão que trilhar para terem uma vida melhor que a atual?

Tentando fazer uma leitura atual da situação delas, temos dificuldades encontrar situações e estruturas, onde elas possam dizer é por aqui a estrada a ser feita.

A Pastoral da Criança de nossa Área Pastoral que inclui os bairros de Urucu, União e agora mais o Ciganópolis, tem acompanhado uma média de 280 crianças. Considero pouco esse número, mais a certeza que fica é da semente plantada.

A Pastoral está presente por toda Prelazia de Coari, Em quase todo o país e já cruzou as fronteiras, atendendo também alguns países da América Latina e África. Desde a sua fundação já ganhou diversos prêmios no Brasil por ter ajudado a superar a mortalidade infantil no pais; principalmente nas regiões mais pobres.

Durante esse tempo que estou na terra do gás e do petróleo já atendemos uma média de mais ou menos mil crianças da área. Fazemos a pesagem, orientações as mães sobre saúde, higiene e educação. Quando uma delas está fora do peso, entremos a multi mistura que é um complemento alimentar, capaz de superar a ausência de várias vitaminas, proteínas e faz a criança ganhar peso.




Infelizmente enquanto nossas crianças seguem tendo o básico, o mínimo para viverem, nossos administradores fazem o que bem entendem com o dinheiro público. Dinheiro que deveria ser investido para melhorar a educação; único caminho de esperanças para quem só tem a vida!

Nenhum comentário: