segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Nossos Jovens

Com o tema: "Juventude - Muita Reza e Muita Luta, Muita Festa, em marcha contra a Violência", a Igreja Católica no Brasil celebra o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O tema deste ano veio da reflexão que se fez sobre a triste realidade da violência sobre nossos jovens por todo país.

Segundo a constatação de órgãos governametais e não governamentais nosso Brasil é o país que mais mata seus jovens. A violência que nos assola construiu um mundo de genocídio da nossa juventude.

A força da grana que destrói coisas belas do tráfico de drogas é a que mais mata. Aqui se faz necessário lembrar que o mundo as drogas está ligado a outras realidades: excesso de consumo alcoólico, prostituição e tráfico de armas e pessoas. Essa receita acima tem provado que é vorax e conduz a morte quem dela e nela vive.

Nossa capital, que hoje completa 341 anos está mais violenta, conforme nos revela que o número de jovens de até 18 anos assassinados em Manaus cresceu 19,4%, de janeiro a setembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

E o pior nos revela um estudo divulgado sobre assassinatos de jovens de 12 a 18 anos - com base em projeções feitas a partir de 2006 - indicando que até 2012, 445 adolescentes devem ser assassinados em Manaus, vítimas da violência urbana.

No ranking de mortes, Manaus ocupa a 127ª posição num total de 267 cidades pesquisadas, com média de 1,68 homicídio para cada mil adolescentes. A média nacional ficou em 2,03.

A terra do gás e do petróleo não fica atrás de nenhuma cidade de seu porte quanto a violência e a matança de seus jovens. A droga é vendida em algumas ruas, livremente. Não há policiamento que dê condições de uma melhor segurança e caça aos traficantes da cidade. Eles sentem-se livres e em parte dono de suas áreas, sem serem incomodados por ninguém.

Agora misture alcool, com maconha, mais cocaína com velocidade das motocicletas e temos a receita certa dos vários jovens que perderam a vida e vão continuar perdendo na terra do gás e do petróleo e nós sentados com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar ou dando milho aos pombos!

Um comentário:

cidadão de coari disse...

reverendo: padre jose, o sr. tem que ir para os bairros de coari, principalmente para o duque de caxia nas redondeza da igreja do divino e chamar os fugueteiros, os olheiros e aviões dos bogueiros e até os bougueiros do bairro, para fazer uma ação de graça aos mesmos. porque eles precisam de umas palavras de humanidade de fraternidade de carísma ou até uma missa em prol dos mesmo ai na igreja do divino. padre que se preza pelas almas dos humanos faz isso!