quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Possa ser que a morte desperte os vivos!

A morte de dois policiais federais pelos traficantes num combate cinematográfico ontem no interior do Anamã, bem perto de nós, aqui no médio Solimões, faça subir um pouco da parte de baixo do iceberg do mundo das drogas.

Esse mundo invadiu nossa realidade, como bem nos mostra Luiz Castro num excelente texto:

"As drogas, sejam as legalizadas ou não, estão cada vez mais presentes no dia a dia da nossa gente. As estatísticas apontam os jovens como as maiores vítimas desse mal, mas também é triste constatar que cada vez mais crianças estão sendo envolvidas pelo perigoso mundo da ilusão e violência.

A rotina da sociedade moderna contribui muito para que as drogas ganhem ainda mais força. Famílias sem o pai presente. Outras sem a mãe! E também há aquelas que sofrem com a ausência tanto de pai quanto de mãe… Às vezes por abandono direto ou simplesmente porque os pais precisam deixar os filhos para trabalhar fora.

Mas também há outros fatores. A educação de baixa qualidade. A propaganda de drogas lícitas, como o álcool, sendo apresentada por ídolos da nossa arte ou mesmo do nosso esporte. A nossa Polícia ineficiente e/ou conivente com o crime. E até mesmo o fácil acesso de nossas crianças e adolescentes à informações deturpadas, por meio da internet e dos veículos de comunicação de massa.

Galeras, Quadrilhas e Bandos de Criminosos… As organizações criminosas estão cada vez mais organizadas e poderosas! E a impunidade da corrupção dos ricos estimula ainda mais a criminalidade. Sim, porque os crimes de desvio de dinheiro público acabam quase sempre impunes – se tornando justificativa para que bandidos roubem à vontade."

O mundo das drogas, além do mais, tem mostrado que o crime compensa sim. Os traficantes exibem suas riquezas para todos, roupas da moda, perfumes caros, celulares e carrões do ano, e casarões são patrimônio que eles não escondem, pelo contrário fazem questão de exibir-los! Quem não quer esse mundo?

Nenhum comentário: