sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

2000 - 2010, uma década perdida?

Hoje encerramos mais que um ano, fechamos nesse último dia de dezembro a primeira década do século XXI. O Brasil foi um dos países que mais cresceu nesses dez anos e temos tudo para continuar crescendo, porém precisamos como país fazer o dever de casa, principalmente na educação e na infra-estrutura, duas realidades capengas, entre outras.

A Terra do Gás e do Petróleo nunca teve em sua história, desde quando assumimos a perspectiva de vida do estado português no século XVIII, tamanhas entradas e oportunidades econômicas até agora visto.

Portanto tivemos tudo para crescer e no que mais crescemos foi na pobreza!

Deveríamos ser o melhor município do interior para se viver, com a melhor qualidade de vida do Amazonas. Porém, a realidade prova o contrário e acena, infelizmente, que pouca coisa vai mudar nessa próxima década, se não mudarmos nossos hábitos e o modo que escolhemos nossos governantes.

Pegando carona no bonde da história, a década que se encerra além de ter trago os milhões de reais, também trouxe muitos desafios, cito dentre eles a vinda de milhares de pessoas atrás do sonho de ganhar dinheiro do petróleo. Para muitos e para o município, o sonho se transformou em pesadelo. E está deixando um estrago nos coarienses até agora impensável.

Não quero me alongar na lista dos desafios. Chega, já sofremos demais.

Por isso e tendo certeza de que minha visão é limitada, que existe muito mais; me aventuro numa lista de coisas boas que a década trouxe para nós:

1. os milhões e milhões que entram mensalmente nos cofres do município;

2. a chegada do ensino superior - UFAM, UEA e as outras;

3. os centros de educação técnica - IFAM e CETAM;

4. a melhora da educação na zona rural, apesar de que há ainda um longo caminho a ser feito;

5. a Associação dos criadores de peixes;

6. um comércio mais qualificado, principalmente na área da construção civil;

7. o avanço da internet;

8. na onda global, maior consumo de serviços: TV paga, telefonia celular;

9... coloque aqui os seus...

Melhorar a qualidade dos gastos do dinheiro público será vital. Passamos essa década gastando nossa fortuna como crianças que vão ao parque infantil pela primeira vez, com coisas fúteis e de modo egoísta.

Não acredito muito que os grupos que estarão no comando da chave do cofre do palácio 02 de agosto nessa próxima década façam a mudança que precisamos e temos direito, pois o dinheiro é de todos e não deles. Portanto, precisamos entender que a democracia não é vivida somente no dia da eleição. A mudança só virá quando vivermos uma democracia participativa permanente.

Queria ter a esperança de que essa primeira década do século XXI e a primeira década como milionários, tenha sido de aprendizado; principalmente de aprendermos a votar.

A década que se inicia amanhã será com certeza de grande oportunidades para os coarienses; dinheiro temos, somos ricos, milionários; porém, enquanto essa riqueza servir apenas para enriquecer um pequeno grupo, continuaremos pobres e miseráveis.

O desafio está lançado, só depende de nós!

Obrigado a todos os que por aqui passaram em 2010 e FELIZ 2011!!!

Um comentário:

Margarida disse...

Ufa!Que ano hem? O PARLAPATÃO bagunçou geral!
Deus é Pai.Eu creio,que ele vai nos Proporcionar um 2o11 repleto de sucessos,teremos com certeza em 2011,tudo o que não tivemos em 2010.Tudo que foi roubado,voltará,e o povo de Coari,voltará à sorrir!teremos com certeza mesa farta,saúde,tranquilidade e muita Paz.
Deus,o todo poderoso,vai por um ponto final,nessa desordem,nessa roubalheira,nesse descaso que o PARLAPATÃO nos proporcionou.
Que essa PROVAÇÃO,tenha nos ensinado à discernir o certo do errado,e nos dado a sabedoria de escolhermos os nossos próximos governantes.
Muitas benções para o povo de Coari!
Deus seja louvado!Tenha certeza,ele nunca dorme!Ele é vigilante!E com certeza,vai colocar tudo no seu devido lugar.
Eu creio!