sexta-feira, 27 de maio de 2011

Escuridão assim, ainda não vi


Pegando carona da significativa foto da Raine postada no Facebook, aproveito para dizer que nossa perda cultural nesses últimos 15 anos, principalmente com a chegada dos milhões nos cofres do Palácio 02 de agosto, foi enorme.

Escrevi vários posts sobre o assunto. Confira aqui!

A perda cultural foi tanto material, como imaterial. Material: o Estádio Manoel Brasil, a Biblioteca Pública, o Bereano e Imaterial: o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, o Festival de Música, as Festas Juninas, nossos Bois... entre outros. Quem souber/lembrar complete.

O pior de tudo é que não foram construídas novas estruturas culturais a altura. Hoje temos o Centro Cultural e o Auditório, e nem sabemos o que fazer com eles. Até agora eventos de massa foram feitos no centro cultural que em quase nada somaram para ajudar na nossa formação cultural e o auditório serve para as cerimônias de formatura, ultimamente para projeção de filmes. (voltarei com o assunto).

Não temos uma secretaria de cultura e sim um departamento de eventos, que não ajuda em nada na manutenção ou construção cultural da terra do gás e do petróleo. Poderia ser eliminada e os eventos entregues a uma empresa desse ramo. A economia seria grande.

Esperar dos atuais vereadores projetos na área cultural é o mesmo que querer encontrar livro em casa de analfabeto!

E não há luzes no fim do túnel. A biblioteca continua sendo garagem e a promessa de uma nova, ficou só na promessa. O sentimento que fica é o mesmo da foto: "tudo está abandonado e envelhecido".

Um comentário:

Emanoel Filho disse...

Se não trabalharmos o sistema operacional ou seja,o cérebro das pessoas e esta ação só se dará através de medidas que estruturem a cultura popular, de nada adiantará novas construções, mais dinheiro... Corretíssima a sua avaliação. COARI A TERRA DO JÁ TEVE!