terça-feira, 12 de julho de 2011

A Terceira Via


A campanha eleitoral para as eleições na terra do gás e do petróleo, movimenta o município desde às vésperas da festa de S. José com Adail Pinheiro fazendo seu apostolado de casa em casa, o objetivo, conhecido por todos: a busca de votos.

Em contrapartida o atual grupo que está no poder acelerou diversas ações de dar e dar tentando construir sua base eleitoral.

Do outro lado, está o eleitor, o coariense que observa que a cidade do modo que está sendo governada desde quando ficou milionária não vai bem. Vê que quanto mais dinheiro tem, mais pobre fica, tanto economicamente, quanto culturalmente.

No desenrolar das conversas sobre a próxima eleição, são muitos os que estão de olho na chave do multi-milionário cofre do Palácio 02 de agosto. Os dois grupos com maior poder de fogo, o de Adail e de Arnaldo, estão se armando até o dente de dinheiro; uma vez que irão utilizar a velha prática da compra de votos. Por isso istituiram como nunca a pobreza, a miséria e o analfabetismo em Coari.

Timidamente, porém, calarosamente, grupos discurtem a possibilidade de uma "Terceira Via". Uns são de gente nova, acreditando que podem mudar; outros são de velhos conhecidos dos eleitores; alguns se arrastam na mamata desde a época do ex-prefeito Roberval. Todos com esperança de sentarem no trono.

Porém, será preciso mais do que esperança para chegar lá. Por sinal, a esperança de ser novo diante do velho, que é vorax; o atual grupo que está no poder matou. Mataram a esperança. Recuperar o sonho morto dos coarienses que é possível o diferente, será a maior missão de uma terceira via que se apresentará com possibilidades de ser diferente de Arnaldo e Adail.

É esperar para vê no que vai dar!

14 comentários:

Anônimo disse...

gostaria mesmo de ver essa terceira via florescer e frutificar.Coari merece!!!nosso povo merece!!!viver livre, livre dessa corrupção desmedida, dessa arrogância excomunal, da certeza da ipunidade. Nossa gente andava tão precisada de novos ares, que não pensou duas vezes em mudar, porém, a mudança real, nunca veio. Ainda estamos estagnados, sem projetos políticos voltados a população, ao terceiro setor, a geração de emprego e renda, sem o inchaço da máquina pública, aqui me refiro a PMC, cabide de empregos para amigos e inimigos também. Na real busca-se mesmo, com tudo o que tá acontecendo, a perpetuação no poder, seja do grupo "A" ou "A". Nosso povo não merece mesmo o que aconteceu, e/ou o que ainda está acontecendo.

Anônimo disse...

Realmente o grupo q está no poder matou nossa esperança de uma Coari melhor e essa confiança nunca será conquistada novamente. Depois dessa cagada q fizeram depois de varios anos de luta para chegar ao poder será q o povo ainda acredita em politico? A decepção foi grande, mas sempre há uma luz no fim do tunel.Precisamos criar um novo grupo politico realmente democrático. Um grupo transparente q tome decisões politicas com a participação popular.
http://www.coarihoje.blogspot.com/

Anônimo disse...

Thanks for the awesome page. I love reading it!

Anônimo disse...

Um terceiro candidato,DESDE QUE COMPETENTE,tem tudo para ganhar a eleição em 2012.Agora precisamos saber ,SE O POVO DE COARI, quer mudar de vez ou continuar na desgraça com ADAIL ou ARNALDO.Olha povo Coariense O NOVO PREFEITO tem que saber planejar,organizar e administrar com conpetência.Colocar pessoas com capacidade e conhecimento nas secretarias.Vejamos se vocês concordam com o que vou escrever abaixo:
Reduzir o numero de secretarias ou unificar aquelas que forem possiveis.Funcionários que não trabalhar cumprindo seu horário serão demitidos.Resgatar a confiança do povo,isso será possivel imprimindo um ritmo de trabalho com transparência e investindo pesado na geração de emprego e renda através de atitudes e ações transformando a cidade e fazendo o dinheiro girar na própria Coari.Se esse candidato fosse eu,fuxiqueiro,puxa-saco e desocupados,NUNCA, andariam do meu lado.Ia dar condiço~es para o povo trabalhar e não distribuir dinheiro. Longe de mim aquele monte de vereadores para ver as obras.Vereador tinham que trabalhar junto de seus eleitores nos bairros e comunidades para justificar o salario que ganham e não é pouco. Uma cidade pequena como Coari se o Prefeito tiver disposição ele consegue resolver em médio e longo prazo as maselas que as ultimas gestões deixaram.Agora será que o povo de COARI quer uma pessoa assim que chegasse dando um choque de mudança nos mal acostumados e preguiçosos?

LOCO ABREU disse...

A unica pessoa q. conheci em Coari q.,obviamente,ate provem o contrario,acredito q. possa melhorar o nivel da ADM em Coari é oa atual Vice Prefeito(RAILSON)
Opino de longe,afinal ñ resido mais em Coari,mas tive mto contato pessoal c/ o mesmo.Ficaria mto surpreso se ele repetisse as ações desses 3 ultimos prefeitos.
Ouso ate afirmar q. o caso de Coari éstaria em fase terminal.
Ficaria decepcionado c/ ele e com minha capacidade de julgamento.

Anônimo disse...

Padre Zezinho, eu prefiro o Arnaldo, pois o Adail foi até preso.

Anônimo disse...

La vem o padre com outra erro, um cara que errou e induziu o povo de Coari não tem moral para dar sugestões... deveria era reconhecer o erro já que recolheu o saco e foi embora e deixou o povo sofrendo aqui em Coari.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Loco Abreu fala em fase terminal, também concordo, mas foi deixado propositalmente pelo GOVERNO DO QUANTO PIOR MELHOR em 16 de outubro de 2009, essa fase começou a melhorar em vários aspectos no governo Arnaldo, e um desses aspectos é o investimento na melhoria da estrutura que dá suporte ao setor produtivo primário, onde hoje o governo Arnaldo faz investimento e aposta na piscicultura, na agricultura, na fomentação da cadeia produtivas do açaí com distribuição de milhares de mudas aos agricultores.

O governo Arnaldo vem fazendo investimento e melhorando a infraestrutura da estrada Coari-Mamiá e suas vicinais; está melhorando a infraestrutura da estrada Coari-Itapéua.

Enfim, é o começo da saída da fase terminal dita pelo Loco Abreu, onde o governo Arnaldo aposta no setor primário bem estruturado que gerará riqueza sólida aos moradores de Coari/AM.
Um abraço.

Anônimo disse...

OLá Padre saúdações,
tenho acompanhado os administradores do nosso municipio e o que observamos é que entra e sai administradores e a ladainha são a mesma, o discurso de campanha eleitora sempre diferente da prática, um exemplo claro e concreto do que estou falando é a atual administração que dizia Coari é uma cidade rica e por ser rica a população era pra ter uma qualidade de vida boa e exemplar.

lembro das música de campanha que dizia; "RUA CHEIA DE BURACO, HOSPITAL SEM MÉDICAMENTO, PAGAMENTOS ATRAZADOS E O POVO PASSANDO FOME".

Pois é! vale lembrar que a cituação não mudou. Tá tudo do mesmo jeito.

Tanto, que sugiro uma música de campanha pra atual administração que seria; "RUA CHEIA DE BURACO, HOSPITAL SEM MÉDICAMENTO, PAGAMENTOS ATRAZADOS TÁ TUDO DO MESMO JEITO".

E A MÚSICA DIZIA MAIS, AINDA, "COARI PRECISA DE ALGUÉM QUE FALE A VERDADE, DE ALGUÉM QUE TENHA RESPONSABILIDADE" E ACRESCENTARIA MAIS ALGUÉM QUE RESPEITO A COARI, QUANDO ME REFIRO A RESPEITA COARI, ME REFIRO Á POPULAÇÃO QUE AQUI VIVEM E SONHAM NUMA CIDADE MELHOR

LOCO ABREU disse...

Professor Alves: aminha constante preocupação com Coari ñ são c/ algumas decisões acertadas ou erradas na Administração do Municipio.É visivel e incontestavel q. oe erros tem sido mto maiores q. os acertos em todas administrações de ambos os lados q. polarizam a Politica em Coari.
O centro da questão está na cultura do "gosto de levar vantagem em tudo"(famosa Lei de Gerson)cravada na filosofia de vida dos Coarienses.
Vcs ja notaram q. ninguem se preocupa c/os problemas q. afligem a todos desde q. passe a dispor de uma assessoria,um cargo em q. recebe e ñ trabalha,etc?
Os politicos so fazem o q. fazem por saber q. c/ algumas festinhas e uns "agrados",enrolam 4 anos e saem c/ o bolso cheio.
Para piorar a Educação nos ultimos anos está em 2º plano.
Cadê a banana?
O q. o interior produz?
Ñ estou falando especificamente do Mitouso.Vem do Adail,passando pelo "Messias" do Rodrigo(coitadinho).
Abrcs

Edclemerson disse...

Professor Alves, não tente tampa o sol com a penera, antes o atual governo dizia que Coari tinha recurso usuficiente pra melhorar a infraestrutura da estrada Coari-Mamiar e Coari Itapéua o que Coari não Tinha era politicas úblicas para administrar os recursos de modo a dá qualidade nas obras dessas estradas.

Há!Quero lembrar Alves que o bairro do Urucu e Duque de Caxias estão com as ruas cheias de buracos, tanto que estão quase entransitaveis é só conferir e você verá, a Santa Efigenia é lamentavel a cituação das ruas daquele bairro.
Saneamento básico, Alves será que isso ainda, vai acontecer nesta administração? Nós coariense apostamos e acreditamos, mas na mesma proporção em que apostamos e acreditamos estamos desacreditando e já não apostamos. SANEAMENTO BÁSICO, RESPEITO E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS COARIENSE, RESPEITO COM O FUNCIONALISMO PÚBLICOS, POIS, SUA ADMINISTRAÇÃO DEPENDE DELES, ENTÃO NÃO OS DIZANIME ATRAZANDO O PAGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS QUE RECEBÉM MENOS DE UM SALÁRIO MINIMO.

POIS É HOJE O SALÁRIO MINIMO É 545,00, NO ENTANTO, 90% DOS FUNCIONÁRIOS RECEBEM MENOS DE UM SALÁRIO MINIMO É SÓ CONFERIR.
NÃO ADIANTA TAPA O SOL COM A PENERA ALVES, VOCÊ É UM HOMEM QUE SEMPRE FOI OPOSIÇÃO AO QUE ESTAVA ERRADO HOJE NÃO VEMOS ISSO, MAS CREIO ELE EXISTE O QUE VOCÊ NÃO QUER É PARECER OPOSIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ATUAL,POIS DIGO-LHE NUNCA FUI OPOSIÇÃO DE NENHUMA ADMINISTRAÇÃO QUE DIRIGIA E AOS QUE DIRIGEM A ADMINISTRAÇÃO DO MUNICIPIO DE COARI, SOU OPOSIÇÃO SIM AO QUE ESTAVA AO QUE ESTÁ ERRADO.
Att,
Edclemerson

abraços.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Concordo com o Edclemerson: não podemos tapar o sol com peneira, principalmente quando diz:

"Quero lembrar Alves que o bairro do Urucu e Duque de Caxias estão com as ruas cheias de buracos, tanto que estão quase entransitaveis é só conferir e você verá, a Santa Efigenia é lamentavel a cituação das ruas daquele bairro. "

Quero lembrar ao Edclemerson que isso não foi esburacado no governo Arnaldo, e sim, os buracos foram deixados pelo GOVERNO DO QUANTO PIOR MELHOR em 16 de outubro de 2009. Aliás, para tar essa buraqueira leva tempo.

Ed. um abraço e agradeço-lhe pelo comentário.

LOCO ABREU disse...

Realmente,o bairoo do URUCU é um caso à parte,visto q. ele já nasceu aleijado.A empresa q. executou os serviços de pavimentação na ADM Adail,simplesmente "melou","pintou" de preto o barro e chamou de asfalto.To mto á vontade pois recuperei ainda no governo do mesmo0 algumas ruas,e o estado do bairro como um todo era lastimavel.
Por isso repito,as discussões de problemas localizados ñ leva nem acrescenta nada(ñ q. ñ sejam relevantes),mas o problema é conjuntural e mto mais complexo.
Passa pela pouca capacidade de avaliação do eleitorado,pela relação hipocrita do mesmo c/ os vereadores e o Prefeito e acima de tdp pela certeza da impunidade e da incapacidade de mobilização do povo coariense

Armandinho do Pera disse...

Padre Zezinho parabenizo os comentaristas que estão elevando a discussão para melhor. O professor Alves, o Loco Abreu e o Edclemerson estão elevando o debate. Assim vamos construir uma Coari melhor.