quarta-feira, 5 de outubro de 2011

São Francisco de Coari


A Procissão de São Francisco em Coari é a maior manifestação religiosa da terra do gás e do petróleo. Foi crescendo com o tempo, não houve nenhuma jogada de marketing ou investimento econômico nela. Devagar o povo foi se chegando, se identificando com o santo que escolheu a pobreza como irmã e esposa. Talvez tenha sido por esta opção que o povo pobre e simples de Coari esteja se aproximando cada vez mais do santo e se identificando com ele.

Animei a procissão por quatro anos (de 2006 a 2009), olhando do alto do caminhão a multidão impressiona, encanta e emociona. Uma emoção de sentir o povo caminhando, colocando diante de um simples e fraco homem suas perpectivas de esperanças e dias melhores, mais felizes. No ano de 2006 me falou o delegado que a polícia achava que tinha 26 mil pessoas participando da procissão. Não sei se esse número é certo ou não; porém, qualquer um se impressiona com a multidão que segue o andor pelas ruas da cidade.

Os pagadores das mais diversas promessas, agradecem ao santo a Graça alcançada. A maioria deles veste o hábito franciscano, muitos vão a pé e outros ainda com tijolos na cabeça e um ou outro com algo diferente. Tem ainda o sr. Luiz do cartório que todos os anos distribue água, matando a sede dos fiéis.

Esse ano, como já era esperado, os candidatos a cargos eleitorais na próxima eleição compareceram a procissão, "mostra a fé" no santo, tentando se aproveitar, todos querendo votos. Melhor lugar não poderá haver; onde encontrar tanta gente reunida e dizer que é candidato? Só com São Francisco. Poderoso!

Um comentário:

Anônimo disse...

Padre fui a capela de são francisco pedir três coisas:

Que o Adail nunca mais volte a governar Coari e que leve dentro da mala preta dele o ARNALDO MITOUSO. PRO QUIN72888888 DOS INFERNOS.

A outra foi para que alguém faça alguma coisa pra acabarem com aquilo que estão fazendo com a floresta do Bairro do Pera e ao rio solimões.

A outra fui que o pagamento de setembro não demore mais tanto tempo pra sair.

Francisco louvado seja... Coari dá trabalho aos santos...