sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Na terra do já teve


Assisti ontem a abertura do Oitavo Festival de Filmes do Amazonas, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura. Minha primeira surpresa na fala dos responsáveis é que os filmes serão apresentados em alguns locais de Manaus e também em algumas cidades do interior do Amazonas. Me animei que poderia ser em Coari, depois de anunciadas as cidades do interior, o nome da terra do petróleo e do gás não apareceu entre elas. A pergunta ficou girando na cabeça e não quer parar: será que nosso mundo cultural é feito só de copo e bar? Ou não temos de fato uma secretaria de cultura e sim um Setor de Eventos?

Meu interesse na abertura do festival não era em prática a cerimônia e todo seu rito com o charme de diretores, atrizes e atores famosos, em especial Fernando Meirelles que recebeu das mãos do Secretário presentes finos, feitos das mãos mágicas dos nossos índios, uma linda rede de tucum e um quadro de um artista local (leia mais). Meu interesse era o filme Xingu.


O filme conta a história dos irmãos Villas Bôas e a luta para construir o Parque Nacional do Xingu. Como diz Fernando Meirelles a história, apesar de se passar da década de 60 é muito atual diante do atual paradigma embiental que nos encontramos. E a mega produção retrata essa realidade com arte e encatamento, mostrando a luta dos irmãos e dos índios diante dos diversos interesses sobre a terra, da parte do governo, dos militares, dos fazendeiros, mineradores e todo tipo de capital destruidor da vida.

Enfim, mais uma mega produção brasileira que vai encantar o país e o mundo e orgulhar os brasileiros!

Além das celebridades, a grande alegria do público foi o anúncio do Curso de Cinema na Universidade do Amazonas que vai começar no próximo ano. O público também vibrou muito com a notícia da restauração do cinema em Parintins. A notícia derrotou meu coração, me fez lembrar que Coari já teve dois cinemas, o cine Alex e o São Francisco; hoje são parte da lembrança da geração acima dos 40. 

Também me fez pensar que não estamos trilhando caminhos na terra do gás e do petróleo que lembre a qualquer um, que temos um mundo cultural ou outra lembrança que diz que nem sempre quem tem dinheiro tem cultura e parece que é aqui que nos encontramos!


4 comentários:

Emanoel Filho disse...

Realmente é muito triste. Coari é uma cidade vocacionada para as artes, um povo alegre, festeiro e inteligente, com rápidas sacadas para tudo. Infelizmente a secretaria de cultura não trabalha com as medidas estruturantes e sim com os eventos, que como sabemos É VENTO, É SÓ TAPA NUMA GRANA e que não deixa legado algum. Só para que possamos entender a importância da cultura, no mundo, nos dias de hoje: A ECONOMIA DA CULTURA SÓ PERDE PARA A INDÚSTRIA PETROLÍFERA E PARA A INDÚSTRIA DAS ARMAS. TUDO QUE A CULTURA EXPÔE AO PÚBLICO VOLTA TRES VEZES MAIS SOB A FORMA DE VALOR INSTITUCIONAL, ENQUANTO QUE A PUBLICIDADE PAGA, QUANDO SE GASTA UM DÓLAR, O RETORNO É DE 0,65 CENTAVOS. VAMOS ACORDAR COARI!

Anônimo disse...

Aos Verdadeiros Representantes do Povo!

Senhores Vereadores de Coari.

Não sou de coari, estou aqui passando uma temporada na ksa de minha tia.Pois estou de feria coletivas do meu emprego em MANAUS.
Mas, costaria de pedir as vossas excelencias que, façam valer os votos que o povo de coari fizeram por vcs,Horem seus carater de homens, façam seus filhos terem orgulho de vcs. façam ser lembrados como homens que casaram um politico desgastado como o Arnaldo Mitouso. Vamos moralizar o belo e magnifico ato da politica.

Façam valer a etica e a seriedade na hora de escolher na vida o ato da coragem e da ética.

Vamos dá um basta nesses dois vermes que politicaram a bela cidade de coari.

acreditem na juventude, na força do povo, aqui em coari te muita gente boa.Com ideias maravilhosas .

acredito que na terça feira vcs vão fazer a ética e a transparência reinar em coari.

vamos mandar pra cadeia todos aqueles que ursupam o dinheiro do povo com esquemas fraudulentos e enriquicimeto ilicito. tenho certeza que na terça feira o povo vai estar na câmara para falar que chegar de tanta infâmia e covardia.

deixe que tudo seja investigado e que a democracia possa reinar.

Anônimo disse...

Gostaria me dirigir aos vereadores:
Miguel Correa
Adnamar
Dr. Natanael
Ta na mão de vcs, a ética e a vontade de mandar prara a cadeia todos aqueles que roubam o dinheiro do povo.

Acredito no bom senso, e vcs são a esperança de dias melhoresn para coari, e´hora de mostrar serviço;;;

um abraçoa todos e terça feira estarei lá tocendo pro vcs...


pela ética e a transparencia..

vamos lá povo de coari.
é na terça feira às 20 horas na camara de vereadores !

pela ética e a transparencia ...


fora bando de urubus, os veredores de ética de coari vão dá a resposta... conto com vcs.


Padre vamos fazer essa corrente pra frente.
um abraço e que Deus nosso pai nos dê disernimento e coragem para defendermos nossa cidade e o povo de bem dessa cidade...

Armandinho do Pera disse...

Os chorões boa tarde!

Gente, chorar faz parte da vida, mas chorar só porque o Arnaldo está fazendo a Ponte do Pera é no mínimo estupidez.

Olhe que vocês passaram 9 anos pegando porrada do Adail, pois volta e meia ele(ADAIL) mandava buscar o batalhão de choque para bater na população.

As peias não foram poucas: quem se lembrar que os moradores dos bairros Grande Vitória, Liberdade, Nazaré Pinheiro e parte do Ciganópolis foram violentados de tanta porrada de policias a mando do Adail e Rodrigo?

Vocês se lembram disso? Então retorne com eles que vocês vão chorar, maie é de peia.