terça-feira, 27 de dezembro de 2011

"Só reza brava salva Coari"

Esta frase do título do post é uma parte da pequena nota do jornal Acritica de ontem, da Coluna Sim & Não. Se o pessoal do jornal soubesse a quantidade de pessoas que estão rezando para que o grupo que está continue e outra enorme quantidade que está rezando para voltar ao poder o grupo que saiu; talvez não escreveria isso!

Ambas as rezas são interesseiras. São as mais diversas orações e celebrações. São rezas e orações pessoais, terços, procissões, novenários, missas, cultos, virgílias, joelhos em milhos, reza de rezador, macumbeiro, despachos, trabalhos em enchuzilhadas, oferendas aos diversos orixás e caboclos, alho e sal grosso.

Falta de reza não é, brava ou mansa, tem reza até demais; porém, em busca de um deus para satisfazer o nosso egoísmo e a nossa ambição de e ter sempre mais, e quanto mais melhor. Com esses tipos de reza não vamos a lugar nenhum ou melhor dizendo só a nós mesmos.

Foi convivendo com esse tipo de experiência religiosa que não liberta do egoísmo e da ambição pessoal, e das misérias sociais que Marx chegou a conclusão que a "religião é o ópio do povo" e Nietzsche que "Deus está morto". Reza que aliena!

Precisamos de reza com certeza; porém, onde o Pai seja nosso e a sua Criação seja de todos. Precisamos de reza, louvando e agradecendo a Deus pelas infinitas riquezas que ele fez no nosso município, nesse tempo, pelo Petróelo e pelo Gás.

Precisamos de reza pedindo força para superarmos o nosso egoísmo e a nossa ambição. Forças para não perdermos a indignação ética e a vontade de uma Coari Melhor para todos. Amém!


3 comentários:

Anônimo disse...

é verdade padre, estamos pagando pelo nosso egoísmo, e haja reza brava pra mudar o quadro que se instalou em Coari. Essas pessoas que quando vão ao palanque e fazem a campanha, carregam criancinhas, beijam todo mundo, entregam dinheiro, remédios, telhas, dentaduras, tudo, essas pessoas não querem o nosso bem.Nem seus discussos conseguem manter, nem a palavra, que outrora era a coisa mais importante para um homem, hoje não vale mais nada, e haja reza para manter a venda nos olhos do povo, para continuarem ignorantes da forma que são, se contentando com migalhas e pior ainda, achando que o que os governantes fazem em prol do povo é favor, é bondade, enquanto tiverem essa mentalidade, infelizmente, vamos continuar nessa pasmaceira, nesse entendioso cenário político-administrativo nocivo que se instalou em nosso pobre município rico.

Anônimo disse...

Olá Padre... Se possível faça a RETROSPECTIVA 2011 DE COARI, as dos anos anteriores ficaram muito boas... Abraço

Anônimo disse...

o reveilonn mais triste de todos os tempos...
VEGONHA NACIONAL....

SEM DINHEIRO, SEM NADA PRA COMER, SEM FÉ, SEM MORAL, SEM FORÇA DE ERGUER MINHA CABEÇA PARA MEUS FILHOS...
E DAR-LHES O PÃO DE CACD DIA...
SALVE A APOSENTADORIA DE MINHA QUERIDA MAEZINHA...

TRISTE MUITO TRISTE.