segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Outro Mundo é Possível


Foram muitas vezes que viajando pela zona rural da nossa Amazônia encontrei as paredes apinhadas com toda a vasilhame de cozinha da casa, ariada, limpa, brilhando; organizadas conforme o tipo e serventia das vasilhas. É um mundo delicado e belo exposto para encantar os olhos e que diz tudo sobre a família dona do lar. Em geral são famílias trabalhadoras, limpas e que adoram esse mundo amazônico em que vivem.

Contemplar esse mundo é perceber uma ordem estabelecida entre o ser humano desse espaço e suas coisa; não há aqui uma ordem do aparato do judiciário e sim uma harmonia das pessoas e seus arredores, feita de trabalho e de cuidados, de respeito e aproveitamento do que se pode tirar e doar de ambas as partes para o bem viver.

De um lado está o ser humano que com seu trabalho, com o seu suor, tira da naturez o sustento, o seu pão de cada dia, por outro lado a natureza sendo respeitada em sua abundância, vai ter sempre o que dar e se renovar para está a disposição de sustentar quem dela souber usar e valorizar.

Mesmo sendo harmônico esse mundo não é perfeito, a parede com seus espaços pode está querendo nos dizer que o caos pertence tanto a natureza humana, como também na natureza em si própria. Pois somos sabedores de nossas ações que estão quebrando a sintonia e matando espaços que são de vida, como também sofremos com a força que vem da natureza, das enchentes, da terra caída, dos temporias, do veneno dos animais, entre outros.

A chegada dos descartáveis estão se entranhando no dia a dia das pessoas e vão cada vez mais fazendo parte da vida. Diferente dos pratos, copos, colheres de esmalte, aluminío, vidro, eles não encantam e nem criam a harmonia entre o ser humano e a natureza, e sim quembram essa relação do cuidado, gerando destruição e morte de tantas coisa belas.

As donas de casa da Amazônia deveriam dar aulas aos candidatos a gestores das cidades brasileiras; ensinar a eles como cuidar, de organizar e de criar empatia e harmonia entre as necessidades reais do povo e os orçamentos municipais. Infelizmente, parece que nada queremos aprender dessas grandes mulheres da floresta!


19 comentários:

Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM, disse...

O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos na terra do gás e do petróleo.

Os sonhos não determinam o lugar onde vamos chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que nós estamos. que nós possamos ter dignidade enquanto atravessamos os vales das perdas e das frustrações em Coari. Só aprenderemos a multiplicar quando aprendermos a dividir, só conseguiremos receber, quando aprendermos a nos doar.

O coariense aprendeu com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora.

Esse ano eleitoral o coariense está antenado o dinheiro não vai mudar a opinião formada dos coariense.

Anônimo disse...

em outros tempos eram assim mesmo agora coitados das pessoas que moram o interior de coari, nunca tiveram oportunidades, nesse novo tempo é que não tiveram mesmo

Anônimo disse...

Prezado Pe. Zezinho

Realmente um outro mundo é possível.
A educação em Coari piorou muito nos ultimos três anos.
Coari foi o primeiro município do Amazonas a oferecer curso superior para a população que mora na zona rural de Coari.
Graças ao Governo do Adail o povo da zona rural pode ter o seu curso de nivel superior.
Este foi uma dos grandes peneficio que a população teve.
Acredito que o povo da zona rural e da cidade irão ter mais uma vez está oportunidade.
Obrigado Padre.
Vejo que o senhor é uma pessoa séria e não fica usando o seu blog para fazer política.
Fico feliz que o senhor não fica engavetanto comentários como fazem muitas pessoas que possuem blogs.
O senhor é um verdadeiro comunicador.

Anônimo disse...

Vedade meu amigo...

vou fazer o meu proprio destino,nunca mais voto nesses canalhas...

Eu quero mudanças, gente nova inteligente, com vontade de trabalhar.

Anônimo disse...

PADRE zEZINHO!!!

É A MAIS PURA VERDADE.
O SENHOR É UM VERDADEIRO COMUNICADOR.
ESTOU ACOMPANHANDO SEU BLOG.

O MELHOR BLOG E MAIS ACESSADO.
NO MUNICIPIO DE COARI.
GOSTO DE ENTRAR NO DEBATE.

Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM, disse...

Temos que buscar de alternativas ao atual modelo de desenvolvimento da agricultura familiar em Coari motivando os trabalhadores, a afirmar a necessidade de formular um Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável. Este debate terá continuidades em várias iniciativas de âmbitos nacional, estadual, regional e municipal. Os seminários regionais de desenvolvimento alternativo, promovidos pelos Movimentos Sociais em Coari. E a realização de projetos de pesquisa e formação para elaboração e sistematização de propostas.
O 1º Congresso Municipal de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais será realizado em Coari, aprovando os pontos centrais que deveriam nortear a construção e implementação do PADRS – Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável. As mobilizações do Grito do coariense da Terra constituíndo um espaço privilegiado de formulação e articulação das demandas por políticas voltadas para um novo desenvolvimento no campo.

Anônimo disse...

Amigo PADRE!

EU NÃO VOU PARA A PASSEATA DE PAZ NO TRANSITO, ATÉ GOSTARIA MAS, DE NADA VAI ADIANTAR.

ENQUANTO O DETRAC NÃO FOR MORALIZADO...
ENQUANTO AS BLITS NÃO FOREM LEVADAS A SERIOS.
AS MOTOS DO DETRAC ESTÃO TODOS IRREGULARES.

OE POLICIAS ADORAM UMA PROPINA, O PREFEITO NÃO QUER MORALIZAR O TRANSITO EM NOSSA CIDADE... DEIXANDO OE SEMAFAROS DESATIVADOS.

O FILHO DO PREFEITO ANDA SEM CAPACETE, EM ALTA VELOCIDADE E ALCOOLIZADO. ALÉM DE DIVERSOS OUTROS PUXA SACOS...
ESSA PASSEATA É OPORTUNISTA E POLIQUEIRA...

OS GUARDAS MUNICIPAIS NÃO GOSTAM DA ATUAL ADNIMISTRAÇÃO. OS FUNCIONARIOS DE DETRAM SÃO POUCOS E INOPERANTES...

POI ISSO EU NÃO VOU...

Ayres Mardem disse...

Prezado padre Francisco,
Seria importante que você fizesse uma matéria que deixasse bem claro quais as responsabilidades dos governos federal, estadual e municipal com relação à educação, saúde e segurança. Esta matéria será importante visto que tem gente que não sabe qual a responsabilidade de cada um com relação a estas matérias e fica atribuindo a prefeito e/ou a governador méritos que não lhes são de direito como também existem prefeitos e/ou governadores que trazem para si méritos que são de outros. O que é pior, essas pessoas ficam se deixando ser manipuladas pela falta desse conhecimento, pelos seus sentimentos e pela suas cegueiras.
Ayres Mardem

Anônimo disse...

aMIGO PADRE ESSA PASSEATA PELO TRANSITO TEM INTEÇÕES POLITIQUEIRAS...
AS RUAS ESTÃO EM PESSIMOS ESTADOS E OS SEMÁFAROS NÃO FUNCIONAM...

DESCASO DESSE GOVERNO SEM QUILHA...
OS CARROS QUR AINDA RESTAM DA PREFEITURA ANDAM TOODOS IRRECULARES... ASSIM COMO OS DO DETRAC...

ISSO É UMA VERGONHA...

PASSEATA PARA QUE?

O TRANSITO DE COARI SÓ IRÁ FUNCIONAR EDUCADAMENTE QUANDO ENTRAR NA PREFEITURA UM PREFEITO COM COMPROMISSO COM A VIDA DE SEUS MUNICIPIS.

Anônimo disse...

Nos nunca conseguimos nada, somos enganado todos os anos, mentiras e mentiras, já começaram até me conhecer de novo, a falar, e abraços já ganheir uns milsó esse mês, já pararam o carro só pra perguntar como você está?

todos os anos de política é desse jeito, passa a política sou esquecido e de novo entegrado a mesma sorte de hoje, só e abandonado é como me sinto hoje

Anônimo disse...

Padre!

15 de fevereiro e nada de salário do povo da prefeitura....

o povo ta passando fome...

Esse Prefeito quando matou o Odair C. Geraldo. (segundo TJam)falava de salários atualizados...
agora ele atrasa os salários dos trabalhadores...

fora Arnado...
fora vorax.....
terceira e quarta via...
a democracia pede socorro em coari...

Anônimo disse...

De fato o povo do interior como se dizia há algum tempo atras, hoje é chamado de gente da zona rural, tinha dignidade, honra, carater, coragem e vontade de vencer. Hoje, não todos, mas a maioria se vende por uns miseros trocados e acham que esses minguados reais realmente vão ajudá-los. Em ano de eleição os honestos candidatos começam a mostrar as caras e se dizendo preocupadissimos com os menos favorecidos. São capazes de nos dar o céu e a terra, são a sensibilidade em pessoa, preocupados com os nossos sofrimentos, prontos para ajudar a todos desde que sejam eleitos. Podemos acreditar? Claro que não! Povo de Coari vamos ficar atentos com tais sujeitos bem intencionados, pois a partir do inicio de 2013, todos nós seremos esquecidos por esses honrados politicos de 2012. Vamos eleger pessoas que de fato querem o bem do povo de Coari, afinal de contas a cada dia que passa o municipio de Coari arecada mais e mais milhões de Reais. Um grande abraço meu caro padre Zezinho Lima e os demais amigos e irmãos coarienses. Fessor Alves de coari/AM, cadê vc?...

Anônimo disse...

As nossas atitudes também poderiam ser diferente. "Sou honesto nas questões sociais mas nas minhas particularidades ñ". Quetal ser prudente naquilo que cada um abraçou? Ser oportunista ñ é ser esperto é ser sem vergonha

Ayres Mardem disse...

Prezado padre Francisco,
Tenho observado que os comentários postados no seu blog vem às vezes carregados de mágoa, às vezes de decepção, às vezes de demagogia, às vezes de ódio, às vezes de insultos pessoais e de xingamento etc. etc. muito pouco tem-se visto de manifestações reflexivas sobre as reais realidades pela qual passa nossa querida Coari, suas causas e conseqüências bem como a discussão sobre os atos praticados pelos reais atores dessa desgraceira toda que estamos a ver, viver, sentir e reclamar. O Judas do momento chama-se Arnaldo. Porém este é apenas um dentre tantos que tem feito tão mal a Coari. Os atos já foram feitos e praticados. Não somos juízes para julgá-lo e condená-lo na forma da lei. Existe outra forma de condená-los no momento do deposito do voto. O momento não é o do apedrejamento. Afinal de contas, não estamos vivendo na era em que esta era uma das formas de se punir um infrator. O momento é o de se discutir e debater propositivamente e civilizadamente as questões relacionadas a Coari. Nesse sentido, sugiro ao padre que façamos uma mesa (no meado do mês de março) para debatermos pessoalmente estas questões juntamente com o Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM (que pelas suas colocações tudo indica que será candidato a alguma coisa) e que sejam também convidados os seus assíduos contribuidores de comentários dos textos postos em seu blog (talvez assim eles saiam do anonimato e deixem de usar o pseudônimo de anônimo). Portanto, caso o padre concorde (espero que sim) estaremos dando talvez uma grande e efetiva contribuição para o melhoramento e engrandecimento do censo critico dos nossos amigos coarienses. Caso o padre tenha alguma restrição de aporte para sua ida a Coari, estarei disposto a contribuir.
Espero um posicionamento seu. Abraços.
Ayres Mardem

Anônimo disse...

Oportunidade é fundamental, tanto no campo como na cidade, nunca ouvir propostas como essas de melhoria para todos, admiro muito um trabalhador que luta pelo povo, hoje vai aver sessão na camara, gostaria que esses vereadores tivesse a metade da vontade de uma pessoas que tem compromisso com Coari, eu já o acompanho a 3 anos e chegaremos lá e faremos a diferença esses ano.

Anônimo disse...

para o anônima das 11:46

vai ver padre essa pessoa é o LINS DIRETOR do DETRACm, querendo tirara as forças do povo, eu vou porque sei que isso é sério, farei a minha parte, e não tô nem ai para esses BANDIDOS DO NOVO TEMPO. Se não querem que façamos manifestação porque não melhoram o transito.

Anônimo disse...

O problema aqui em Coari, é que a populaçõ não sabe usa a força de elefante que tem. Não adiante só mudar os corruptos a cada 4 anos. É preciso deixarmos de sermos parcificos demais e sermos atuante combrar dos orgãos reguladores e fiscalizadores a aplicação dos recursos público em direitos sociais como educação, moradias, saneamento básco/ambiental, geração de rendas, saude, segurança, esporte, lazer e em desenvolvimento humano.

Anônimo disse...

Parabens Padre! Os seus textos estão bombando. Estão fazendo con que as pesoas pensem diferente e saiam da alienação.

Anônimo disse...

E isso aieso padre, seus assuntos estão eso bons, eu gostei uito do debate, o que esse isaias fala é faz realmente sentido, nós estamos precisando de comproisso mesmo, e de projetos tambem