quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Só não vale é perder! 


Estão se aproximandos os três dias oficiais do carnaval, na prática nós no Brasil vivemos imersos nesta grande festa da alegria e criatividade o ano inteiro; gerando emprego e renda para milhares de pessoas pelo país. Agora, nas vésperas de invadirmos praças e ruas, avenidas e becos, clubes e passarelas, o trabalho se intensifica e o tempo para fazer cada detalhes de uma roupa, uma alegoria pequena ou grande está curto, muito curto.

Oficialmante o ano só começa no Brasil após a quarta feira de cinzas e na prática na segunda depois do carnaval; porque quinta, sexta, sábado e domingo é pra curar ressacas, da cabeça, do corpo, do bolso e do coração. É a nossa festa das festas e como cantam os bons sambistas que fazem o carnaval e encantam o mundo "quem não gosta de samba, bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça ou doento do pé".

Só que esse ano é ano eleitoral e não tem nada melhor no Brasil que a mistura de Carnaval com politicagem, pois, os padrinhos das escolas que são candidatos abrem as mãos e os bolsos e tudo sai sem as misérias dos outros anos. Nesse nosso país d encantos mil, se morre por falta de médicos e comida, não por falta de carnaval.

É por isso que do menor ao maior município as tranças e alianças eleitorais se misturam com as gingas no do corpo a corpo na avenida e nas negociatas de partidos, candidatos e as estruturas que movem uma eleição. Senadores se reunem com governadores, que se reúnem com os prefeitos e marcam as cartas, colocando na mesa os apoios e os ganhos para os municípios; pois é numa eleição para prefeito que se constrói uma eleição para governador.


No nosso estado não está sendo diferente, o governador depois de ter sido abençoado pelo senador, pede, dar e cobra os prefeitos, usando a lei de São Francisco, é dando que se recebe. Quer saber como cada um em seus municípios está trançando sua campanha eleitoral e nesse jogo tudo vale. E deixa claro, saiba jogar. Então negociar votos, seja com eleitores, lideranças, igrejas, comunidades, associações, afilhados, xerimbados, puxas-saco, família, namoradas e namorados, amantes, ong's, cooperativas e as mais diversas pessoas e entidades é um dever, uma arte obrigatória para quem quiser ganhar uma eleição. É um cipoal, um igapó que quem neles não souber remar, fica pelo meio do caminho!


8 comentários:

E. Alencar disse...

Gostei do texto. Áliás, vc está cada dia mais habilidoso na arte da escrita machiparense.
O texto poderia ser chamado: Carnaval e política no país do samba.
Parabéns!

Anônimo disse...

cadê o salário do povo....
faça sua obrigação...
pare de ficar jogando futebol aos fins de tarde, enquanto o povo passa fome...

isso vai acabar!

os mesmos secretáriados... isso é uma vergonha....


governo sem quilha...

sem moral, sem compromisso.

Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM, disse...

A satisfação dos eleitores é um instrumento que alavanca o número de pessoas de qualquer candidato no seu reduto eleitoral. Para os políticos Coariense no exercício do mandato, isso seria fácil de resolver, se eles estivem trabalhando pelo coariense apresentando projetos de melhoria de vida para toda a comunidade, Para o político iniciante, no entanto, é preciso trabalho redobrado, se não triplicado, para evidenciar as vantagens promessas do candidato, em relação aos serviços deficientes ou propostas limitadas de seus concorrentes vereadores do ARNALDO QUE ESTÃO NO PODER)
Suas promessa deve ser melhor até a consistência dos serviços prestados pelos outros. Se conseguir isso, se suas propostas ou promessas são melhores que as da concorrência, mais pessoas aceitam o candidato. Eleitores satisfeitos e convictos trazem mais eleitores, através da indicação (propaganda boca a boca). A fama e a reputação do candidato crescem na comunidade. Atraindo novos eleitores. A perspectiva de vitória é um grande instrumento de convencimento, porque o eleitor detesta perder seu voto.

Hoje todos esses que estão no poder, encontrarão grande dificuldades para se reelegerem, pois não fizeram nada do que prometeram ao povo, apenas cuidaram de seus interesses e nada mais, e o povo está sofrendo todos os dias desse NOVO TEMPO.

Analise as proposta e os prejetos dos candidato com carinho, para não cair de novo nessa situação que estamos vivendo em Coari.

PERA REVOLTADO FORA NOVO TEMPO disse...

PADRE, O SENHOR FOI MUITO FELIZ NA MATÉRIA COMO DISSO NOSSO AMIGO E.ALENCAR NO COMENTÁRIO ACIMA E O NOSSO AMIGO MAIS ABAIXO, SEM QUILHA SEM DIREÇÃO, ESSE É O NOVO TEMPO. O NOSSO AMIGO ISAIAS RAMOS COMO SEMPRE FALOU BEM, OS VEREADORES DO ARNALDO NUNCA VÃO GANHAR ESSA ELEIÇÃO PORQUE SÓ TRBALHARAM PARA ELES MESMOS, VEJAM OS IRMÃO DO EX-PRESIDENTE DO SINDICATO DOS RICOSVEJAM TAMBEM AS DA CASA DO DR. DO INSS, TODOS RICOS E NÓS CADA DIA MAIS POBRE. O ARNALDO ESTÁ FAZENDO UMA IMUNDICIE NA PONTE DO PERA COMO O INTUITO DE ENGANAR A COMUNIDADE DO PERA, NAS UNAS COMO UMA OBRA MAL FEITA E ELEITOREIRA MAIS AQUI VOCÊ NÃO GANHAR É NADA.

Anônimo disse...

Realmente a politicagem é um jogo de interesse! No Brasil não se faz politica partidária e sim negociatas. Em Coari não é diferente, talvez seja pior. Desde de o governo Evandro Aquino que a nossa querida Coari, está desgovernada! A administração Mitouso só está confirmando isso, principalmente depois dos royalties, nenhum prefeito de Coari foi capaz de governa com a intenção de progredir e ajudar o povão. Arnaldo Mitouso não tem tem autoridade e a sua administração é uma das piores dos ultimos anos, não quer atualizar o pagamento dos funcionários, exonerou o secretariado no mês de janeiro somente para embolsar os salários dos mesmo e até agora o governo municipal continua sem secretários oficialmente. Esse Arnaldo e seu irmão Milhão, juntamente com o Iran são os verdadeiros raspadinhas dos cofres do palácio 02 de Agosto! E nós povão estamos passando fome e amargando a miséria, Deus, meu Deus socoooorroooo!!!!!!!!

LOCO ABREU disse...

Coari passa por uma crise de moral e civismo.Aliás,visando problemas maiores no futuro,aconselho o retorno da matéris,nos colegios de "MORAL E CÍVICA".
Outro grande problema que poucas pessoas tem coragem de abordar,é a crise na EDUCAÇÃO.A desculpa de problemas estruturais nas escolas,seja ser ridícula.Poucos municípios tem escolas tão bem montadas como Coari.
Para mim,o principel problema passa pela péssima qualidade técnica e sobretudo moral,em grande parte dos professores.
Fazem faculdade(?) via internet,uma tremenda enganação,mal sabem falar o português e ainda se prestam p/plataforma de Prefeitos mal intencionados.Num passado próximo serviam de apoio p/ pedofilia em troca de "lap tops' e um salario q. bancasse sapatos de saltos altos(muito altos),calças bem justinhas,etc.Mas....o conteúdo do que apresentam p/ seus alunos se reume a cartazes de cartolina c/ purpurina.

Anônimo disse...

CAO-Crimo fecha cronograma de visitas a municípios do Amazonas e começa por Coari
O chefe do Centro de Apoio Operacional e Combate ao Crime Organizado (CAO-Crimo), promotor Fábio Monteiro, disse, ontem, que pretende ir o mais rápido possível a Coari. “A situação fica pior a cada dia que passa ”, disse. Segundo ele, outros três municípios já estão na lista dos que serão investigados nesse primeiro semestre: Maraã, São Paulo de Olivença e
Envira. O promotor disse, ainda, que haverá ‘cautela’ em relação às denúncias por causa das eleições municipais. Para ir ao município de Coari, Monteiro aguarda posicionamento da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público de Contas (MPC-AM). A proposta, segundo ele, é fazer uma ‘geral’ na administração do município, tanto de gestões passadas, quanto da gestão atual. Ele explicou que, pelo teor das denúncias, é melhor que tudo seja apurado em conjunto com estes dois órgãos. Improbidade administrativa, desvio de verba e formação de quadrilha são as principais denúncias a serem apuradas no município de Coari. Segundo Fábio Monteiro, apesar de já ter definido o cronograma de municípios que serão visitados nesse primeiro semestre, a partir de agora os promotores das comarcas devem determinar os locais a serem visitados e iniciar o processo de intimações.
A previsão, segundo Monteiro, é que o CAO-Crimo investigue um município por mês, e inclua outros até o fim de junho. Promotor Fábio Monteiro tem pressa para visitar o município de Coari

fora mitouso disse...

A política do novo tempo morreu, e agora em 2012 vamos enterrar de vez esse novo tempo.

como muita festa e alegria pois estaremos livre do tirano, e nunca mais vamos esquecer desse nome mitouso, e quando falarem mitouso, dirão cruz credo, esse é o inimigo, esse mitouso só jesus na vida dele, por que o cão não quer ele lá no inferno de jeito nenhum, do jeito que o bicho é lijeiro, é ariscado deixar o cão liso.

essa vai ser a politica mais conciente de todos os tempos em nosso municipio de coari,

eu vou pegar todo dinheiro que me derem, mais não vou votar, nesses bandidos, meu voto será de uma pessoa proculpada com o povo, quero trabalho, quero viver melhor em minha cidade, quero está na sociedade, vocês do novo tempo me tiraram tudo.

agora quero ver projetos e propostas, por isso estou pesquisando os candidatos, e tem um que gosto muito das suas idéias, é trabalhador sério. por isso estou pensando dá essa oportunidade a ele.