quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Uma Saúde doente

Por apresentarem  irregularidades no cadastro de profissionais do Sistema de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), cinco municípios do Amazonas tiveram suspensas as transferências de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde. São os municípios de: Anamã, Boa Vista do Ramos, Coari, Guajará e Lábrea. Fonte: Portal do Holanda.

Essa triste notícia da perda de verbas para nossa saúde, deixa claro de um lado a falta de compromisso de quem administra nossos municípios com a qualidade de vida do povo. Saúde é Vida. As coisas são confusas ou melhor causam confusão, não sabemos se as irregularidades são frutos da incompetência de quem trabalha na área e não sabem preencher corretamente os formulários com os devidos dados; ou se os dados apresentados não correspondem com a realidade, com os valores repassados.

Que falta faz um Conselho Municipal de Saúde ativo, que de fato e de direito participe do todo das estruturas da saúde de um município. Questionei e continuo questionando a existência dos conselhos municipais. Suas reuniões são conversas para bois dormir e quem dele participa está longe de saber o que se passa verdadeiramente numa secretaria. Os prefeitos sempre fazem o que bem entendem e essa gente entende de pouca coisa; muito pouco na verdade e as vezes só uma coisa querem entender, o quanto vão embolsar.

A Campanha da Fraternidade desse ano, pode ser um sinal para a criação de um espaço de diálogo, onde se possa colocar em debate o valor do Conselho Municipal de Saúde dos municípios e na força da oração buscar novos caminhos de ações em favor da saúde de todos. Os momentos fortes nas celebrações devem servir para dizer ao povo que um conselho dessa natureza não deve ficar só no papel.

Enquanto isso, nossos município seguem com a saúde doente e quem mais sofre com essa doença chamada descaso e corrupção, é o povo!

6 comentários:

Anônimo disse...

Padre essas percas de verba federais é fruto de uma administração sem quilha e sem administrador.

esse é o grupo do MIL. DO ALVES e do Arlindo Mituoso que se acha o prefeitinho da cidade, enquanto o seu irmão passeia por Manaus dando uma de bom moço...

o povo deve dá a resposta a esse grupo irrespomsavel que "EU" Ajudei a eleger nas eleeiçoes complementares, mais quero a mudança urgente...

eles agreditam que fazem campanha em tres meses e apostam que reelegem seus sucessores.

DE OLHOS NELES SENHORAS SENHORES, ELES QUEREM FICAR MAIS QUATRO ANOS COM A CANOA SEM QUILHA...
Obrigado padre pelo espaço...

fique com Deus...

Anônimo disse...

Anônimo ....
Padre realmente é muito triste está noticia envolvendo a saúde de Coari, isto é, fruto da incompetência deste governo que só pensa no bolso dele, esse individuo está muito rico e não está nem ai para a população de Coari, que estão passando fome. Não é só o conselho da Saúde que não funciona, são todos, inclusive, da Assistência Social. Nada funciona na Assistência, só no inicio desta semana centenas de pessoas foram enganadas pela 1º Dama que também é Secretária, da idosa a mães com filho no colo, praticamente madrugaram querendo ser atendida pela a incompetente da 1º Dama e ela não compareceu ,alias, nunca compareceu naquela secretaria. Cadê o Conselho para investigar os recursos federais que são repassados para SEMAS. O CRAS e o CREAS estão funcionando precariamente, o abrigo que serve para atender crianças em medida de proteção está totalmente abandonada. A cada dia que passa Padre Zezinho percebe-se que este prefeito é um monstro. Nas escolas da rede municipal e de dá dó o que as crianças estão passando, não tem merenda escolar, não tem material escolar e as salas estão igual uma sauna.
A primeira pesquisa eleitoral já está circulando na cidade, tudo indica que esse prefeito vai ser o lanterninha da pesquisa.

Pouco tempo disse...

A justiça já está providencia os mandatos de prisões temporaria e preventivas desses corruptos de Coari, que estão fazendo a população sofre todo tipo mazelas.
Primeira quinzena de março de 2012. Aguarde...
Uma Mega operação da PF(VORAX 3)

Anônimo disse...

Não disse!

não se mexe com a mãe natureza...

o aterro do igarapé do PERA foi embargado. salva a mãe natureza...

obrigado ao MP.

OBRIGADO A MÃE NATUREZA...

NÃO SOU CONTRA A PONTE SOU CONTRA QUE IMPACTA A MATUREZA DE UMA MANEIRA INPENSAVEL...

Anônimo disse...

Nem merenda tem nas escolas municipais de Coari, na escola Dirce Pinheiro está havendo apenas 1 hora de aula para as crianças. Nas outras escolas municpais os professores estão vendendo totó para arrecadar dinheiro para comprar merenda para os alunos. Isto é um absurdo!

Anônimo disse...

HO! povo sem noção. Os que atiram pedra hoje querem roubar amanhã.