quarta-feira, 21 de março de 2012

Povo Marcado, Povo Feliz

O Especial sobre Petróleo e Gás do jornal Acritica não trouxe muitas novidades, porém, mostrando com clareza e objetividade uma realidade pode ajudar a compreendermos as várias facetas desse mundo que movimenta milhares de pessoas, bilhões de dólares e que está deixando um prejuízo incalculável nas populações dos municípios e na floresta. Só o tempo vai dizer o tamanho do estrago.

Gostaria de pontuar algumas temáticas que a matéria levantou:

1. a região amazônica é rica em petróleo e gás, as descobertas estão mostrando uma enorme quantidade dessas duas grandes riquezas e ainda estamos só no começo das revelações do que já foi encontrado e com certeza há muito para ser explorado;

2. os bilhões de dólares investidos em pesquisas, explorações e negociações de compra e venda é impressionante;

3. dainte dos bilhões de dólares investidos, os lucros também são bilionários;

4. o repasse de dinheiro aos municípios e estado do Amazonas são enormes e fazem Coari ser o município mais rico do interior do estado;

5. a riqueza do gás e do petróleo está enriquecendo apenas uma minoria, os dos grupos dos prefeitos;

6. não se sabe o que é feito do dinheiro que é repassado para Coari, quanto mais dinheiro o município recebe, mais pobre ele fica;

7. o povo da cidade e do interior de Coari não ver a cor desse dinheiro, vivem num estado de pobreza e miséria, iguais aso municípios mais pobres do estado do Amazonas;

8. os indicadores sociais de Coari: educação, saúde e seguranção são são iguais ou piores que os dos municípios das regiões mais pobres do Brasil e da África;

9. a desestruturação social e familiar é grande, principalmente o número de jovens mães solteiras.

O jornal nada fala das questões ambientais, quem sabe façam um outro caderno especial sobre o assunto e o tempo vai nos dizer muito sobre a questão; provavelmente, quando os poços secarem!

Esse ano é ano eleitoral, a terra do gás e do petróleo virá nesse tempo dinheiro ser distribuído como água. Será uma campanha eleitoral multi-milionária. A mais cara da história do município.

Diante disso tudo, fico me pergunto e nós coarienses, e nós amazonidas o que estamos fazendo? Ou somos mesmo povo-gado como canta Zé Ramalho, povo marcado, povo feliz? Ou estamos sentados com a boca cheia de dentes, esperando a morte chegar ou na praça dando milho aos pombos? Possa ser que seja isso e muito mais, olhe lá!


8 comentários:

Anônimo disse...

Filho do prefeito de Coari (AM) e ex-secretário se envolvem em tiroteio
Ex-secretário de Obras, Francisco Pachola, teria efetuado alguns tiros contra Aranldo Mitouso Júnior, que teria revidado os mesmos

Manaus, 21 de Março de 2012
SÍNTIA MACIEL

Troca de tiros entre ex-secretário e filho do prefeito ocorreu na sede do município (Arquivo A Crítica)
A Polícia Civil em Coari está investigando uma troca de tiros ocorrida na manhã desta quarta-feira (21), no município – situado a 370 quilômetros de Manaus -, entre Arnaldo Mitouso Júnior – filho do prefeito Arnaldo Mitouso -, e o ex-secretário de Obras do município Francisco Pachola de Lima, o “França”.

As informações preliminares dão conta de que Júnior teria sido ameaçado por França, nas proximidades de um posto de gasolina, que ao vê-lo no local desferiu alguns tiros na direção dele.

Ao perceber os disparos, Júnior teria revidado os tiros.

“França” teria sido alvejado e seguido para o hospital local, em busca de atendimento médico.

A assessoria de comunicação do município confirmou o ocorrido, e informou que até o início da tarde desta quarta-feira enviaria uma nota sobre o caso, bem como o Boletim de Ocorrência (BO) registrado na delegacia local.

Atentado
O ex-secretário de Obras de Coari, foi apontado pela Polícia Civil como responsável pelo atentado contra o prefeito do município, Arnaldo Mitouso, ocorrido em outubro do ano passado em Manaus.

Anônimo disse...

Padre, o Sr. imagine como não vai ficar Coari quando estiver mais próximo das eleições! Já estão se matando bem antes das convenções, essa gente que tem sede e fome de poder e dinheiro, são capazes de qualquer coisa para se manter onde estão. Olhe esse episódio desse marginal filho do prefeito no atentado a tiros contra seu desafeto, pense Padre, que o Arnaldo não conseguiu fazer de seus filhos homens de bem, e sequer conseguiu conduzir de forma harmônica a própria família, que dirá uma prefeitura. Se eles tentarem eliminar seus desafetos na base da bala, terão que matar metade de Coari, e mesmo assim, se só o Arnaldo se candidatar, ele não vai ser eleito, pois se DEUS quiser, colherá ao tempo de DEUS os frutos que plantou no tempo em que esteve a frente da Prefeitura, onde só roubou, roubou e roubou......

Anônimo disse...

é amigo Padre A Coisa por aqui não anda nada mal.

Tiramos uma quadrilha armada e botamos outra.

essa familia só presta pra promover brigas gratuitas.
Amanha dia 22 eles irão promover mais lutas em coari. para isso eles são bons.

Coari precisa é de pAZ.

DE POLITICOS SERIOS, QUE SEJAM DEMOCRATICOS E COERENTES.

esses arruaseiros precisam estarem na cadeia...

cadeia no arnaldo JR.

Anônimo disse...

Promotor acusado de extorsão é afastado pelo MPE
David Carramanho é acusado de tentar extorquir prefeito de Coari (AM), Arnaldo Mitouso (PMN)

Manaus, 22 de Março de 2012
ARISTIDE FURTADO
O Conselho Superior do Ministério Público do Estado (MPE) decidiu, por unanimidade, afastar o promotor de Justiça, David Carramanho, do cargo até o final do julgamento da ação penal proposta contra ele por suposta prática de corrupção.

Carramanho é acusado de tentar extorquir o prefeito de Coari Arnaldo Mitouso (PMN). O promotor teria pedido, em outubro de 2010, R$ 400 mil para não entrar com uma representação por improbidade administrativa contra o prefeito.

O afastamento de David Carramanho foi decidido no último dia 13. A medida consta da edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira. Durante o tempo em que ficar fora da função, o promotor receberá o salário de R$ 22 mil. “Isso é o que determina a lei por conta da presunção de inocência”, explicou o procurador-geral de Justiça, Francisco Cruz.

O promotor já havia sido afastado em 2011 durante a investigação, pelo MPE, do suposto ato de corrupção. “O afastamento não pode ser superior a noventa dias. Ele (promotor) teve que voltar ao trabalho. Agora ele ficará afastado pelo tempo que durar o processo. Espero que o prazo seja breve para dar uma resposta à sociedade”, disse o procurador.

David Carramanho responde a duas ações no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). Além da tentativa de extorsão, outro processo pede que ele seja demitido. A denúncia contra o promotor chegou ao tribunal no dia 3 de março de 2011. No dia 12 de dezembro foi recebida pelo Pleno da Corte. Tem como relator o desembargador Wilson Barroso. A movimentação mais recente do processo data do último dia 14.

Em novembro de 2010, Carramanho, que atua em Manaus, mas que havia sido designado para Coari, com base em denúncias sobre o atraso do pagamento dos salários dos funcionários públicos do município, pediu o bloqueio das contas da Prefeitura. Também deu entrada a uma ação de improbidade administrativa solicitando o afastamento do prefeito Arnaldo Mitouso.

No mesmo período, o prefeito denunciou a extorsão MPE. E apresentou vídeo comprovando a suposta chantagem.

Armandinho do Pera disse...

Padre Zezinho, o questionamento do texto é inquestionável em partes, pois o movimento religioso nada faz para melhorar o voto. Não vejo os padres, pastores e coordenadores das igrejas ensinando o povo a votar.

Por exemplo: Sábado, 17 de março de 2012, chegada de um político tradicional de Coari, adentrou às 19 horas na Catedral Católica e lá fez um comício. Pregunto-lhe: isso é correto.

Falar é fácil, mas agir para melhorar a vida do próximo é muito dificil.

Quanto aos que fazem comentários relacionados entre o caso França e Júnior, pergunto-lhes: que vocês fariam a uma pessoa que tentou matar o seu pai?

Um abraço

Anônimo disse...

é padre Ccoisa por aqui não anada nada mal, anda pessimo.

o filhinho o prefeito ainda continua escondido debaixo dos milhoes que a essa quadrilha ta tirando do povo.
é verdade: só vai preso mesmo é filho de Pobre e desembregado...
filhinho de prefeito que faz injustiça com as proprais mãos NÃO vai não.

É A MESMA COISA QUE O GRUPO DA VORAX FAZIA...

Coari continua sendo a terra sem lei...

Anônimo disse...

Isso foi o que o prefeito disse a imprensa da capital: "Meu filho apenas se defendeu, depois de ameaçado. São essas informações que tenho. Mitouso Junior nada mais fez do que se defender de mais um atentado praticado por Pachola que teria seguido o rapaz até o posto de gasolina e apontado a arma para ele", disse o prefeito..

“É incompreensível como este senhor, que estava numa penitenciária, volta para Coari e ainda anda armado. Ele tem ido a eventos oficiais armado nos ameaçar, chega a ir pra frente da minha casa e da casa dos meus pais nos afrontar. Não temos feito qualquer revide. Temos ignorado todos os ataques. Mas, não é possível que meu filho tenha que morrer sem se defender”, reclama Mitouso. Bem aí está um grande incentivo de um pai para que o filho continue praticando seus crimes!!!

Anônimo disse...

Ao Armandinho do Pera!

Pra vc Armandinho Qual é o melhor!

Esperar pela justiça ou fazer Justiça com a propria mão.

Se vc escolher a opção "Fazer Justiça com a propria mão".
então é melhor todos nós ficarmos todos com um 38 nas mãos, e sairmos atirando pro aí, fazendo homicidios e ete mesmo tentativa de homicidio para que olhar de cara feia para cada um de nós.

Armandinho fazer justiça com a propria mãos dá 8 anos de cadeia em regine fechado. ou como agravante de andar armado sem porte de arma.

quero dizer: vc é um irregular igual ao Arnaldo Jr. e ao pai dele que para a ajustiça ele é um Assassino!

ou vc preferi que a justiça de coari feche as portas?