quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 de Abril - O nosso Dia


Hoje deveria ser um dia sagrado para o Brasil e principalmente para a Amazônia. Um feriado Nacional. Comemoramos, como assim dizemos, o Dia do Índio. E está sendo como um dia comum, que nada significa aos brasileiros. Nem a impressa nacional e muito menos a regional deu qualquer destaque aos povos indígenas no seu dis. Triste, muito triste.

O Acritica enfatiza um debate promovido pelo grupo Calderaro, dono do jornal, sobre a capital e esqueceram dos índios,a té no debate. Manaus poderia ser a capital indígena do planeta; para cá além migraram famílias e até etnias, tribos que estão espalhados pela grande Manaus, quase sem assistência e morando de qualquer jeito. São milhares deles das mais diversas etnias da região da Amazônia Continental. "Parece"  que em Manaus não há espaços para indígenas!

O Brasil deveria agradecer aos nossos povos indégenas pelo legado que deixaram ao país, que em milhares de anos de convivência nesse país não destruíram suas principais riquezas minerais, sem sua fauna e flora. Nos entregaram em 1500 a Terra de Santa Cruz intacta.




O abandono por parte das "sociedades ocidentais" e pelas "elites nacionais" sempre foram a marca da relação com os povos indígenas do Brasil. Mesmo esquecidos, abandonados e sofrendo todo tipo de preconceito, eles nunca se acorvadaram, sempre buscaram lutar por suas vidas, suas terras e seus direitos, quase sempre perdendo. No passado pela força da espada, da cruz e da pólvora; hoje pela força do dinheiro e do preconceito.

Na dança feita oração eles pedem a compania de Deus, que nunca os abandonou e vão as lutas, armados da arte no corpo e na alma, com a força de suas pinturas, com seus arcos e flechas e sua coragem. Sua maior luta é contra o preconceito, que sofrem não só por serem índiose viverem fora do paradigma da cultura ocidental, e muito por serem pobres.


Na luta por seus direitos por terra, saúde, educação, enfim, por qualidade de vida e no resgate de seu maior patriônio, ocupam as periferias das cidades, áreas rurais, sítios e fazendas; aprenderam que a maior arma é a união, por isso cada vez mais se organizam e convidam para o terreiro das conversas, das negociações o governo e a sociedade organizada para juntos encontrarem caminhos onde todos possam viver bem e em Paz!

Apesar das perdas, das derrotas, muitas lutas foram vencidas e avançam na certezas aprendidades com as derrotas que é preciso se colocar em permaente estado de luta. Precisamos "aprender" com as novas ferramentas e negociar em favor de todos, levando em conta a marca registrada dos nossos ancetrais que preservar a vida do planeta, é preservar a vida humana!



Um comentário:

Anônimo disse...

TO FARTO!

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".
( Rui Barbosa)

É padre a coisa anda preta em coari, aqui não há respeito com qualquer tipo de raça.

Enquanto nosso povo ainda votar por conviniência e esqueçer o que vem depois, a coisa vai continuar assim. Sonho e sonhamos que nenhum desses vereadores que hoje usurpam o dinheiro do povo volte a ter mandato em 2013. Sonho e sonhamos em que coari vai acordaR dia 08 de outubro de cabeça erguida de terem votado na mudança e de ter mandado o grupo do Arnaldo e do Adail para morarem em Manaus, mais precisamente no PURAQUEQUARA CADEIA PÚBLICA DO ESTADO.

COARI TEM JEITO É SÓ VOTAR NA MUDANÇA.cAÊ A PONTE DO PERA. CADÊ O GOVERNO DO FESSOR ALVES? DO ELOYM?, DO BRANCO? DO MILHÃO?

sUMIRÃO E O POVO FOI ESQUECIDO...