segunda-feira, 16 de abril de 2012

Coari Indígena


Em 2006 participei em Coari de um lindo momento em nome dos povos indígenas. Se não me falha a memória a temática geral girava em torno da "identidade indígena" (o tempo e a distância do evento, não me deixam ter muita certeza do tema). O que mais lembro era do tamanho da ignorância dos alunos do "Bereano" em relação ao mundo dos indígenas. Mal sabiam que existia em Coari uma "Associações de Povos Indígenas"; a fala do então presidente da associação foi uma surpresa para todos!

A região de Coari, antes do processo "colonizador" europeu era conhecida como "Província de Machiparo" e habitada por uma multidão até agora sem certeza de números absolutos. O certo que os primeiros colonizadores constaram na região uma sociedade organizada, e ficaram maravilhados com suas estruturas que garantiam boa qualidade de vida a todos; além de parecerem estarem sempre preparados para guerras de grandes proporções.

Nos últimos 500 anos as incontáveis etnias que formavam a "Província de Machiparo" sofreram diversos tipos de ataques e as perdas foram irrecuparáves. Além de tirarem suas terras, tentaram também tirar a alma. Perderam seus patrimônios, tanto material, como imaterial.


Nesses últimos anos, quando tudo parecia destruído, os índios da "Província de Machiparo" estão fazendo sua Páscoa e ressurgindo e construíndo novos caminhos. O resultado dessa nova caminhada está dando frutos, são muitos os que, quebrando preconceito e se superando, estão tentando se reconhecer como indígenas e re-encontrando suas etnias e seguindo os rastros de sangue em suas veias.

Claro, que ressuscitar implicar fazer caminhos contra muitos e em Coari não está sendo diferente. A organização dos povos indígenas da terra do gás e do petróleo está tentando seguir reconhecer seus valores, superar seus desafios e encontrar seu lugar dentro da assim chamada "sociedade". Os resultados, sei que são muitos. Um bonito re-encontro com nossas mais profundas raízes está sendo feito no silêncio e na luta!


3 comentários:

Anônimo disse...

Padre aqui em coari o grupo do prefeito atual, estão trocando filiação ao PMN (partido do prefeito)por um almoço e bandas musicas.


Tão negociando até filiação. Festa para num povo que só quer pão e circo!

Atençao jovens da minha cidade, eles estão querendo vc só nesse momento.

dêem uma resposta, não indo a esse evento pago com o dinheiro do povo humilde dessa cidade.


esse Grupo se declarou realmente um grupo organizado em usurpar o voto do cidadão humilde dessa terra.

cadeia neles.
favor padre me ajude a divulgar mais essa arbitrariedade desse grupo incopetênte.

Anônimo disse...

O fessor Alves é um vendido e conivente com tudo isso!

o Eloym Assunçção é conivente tambem, com a aucunha do Railson torres que é outro conivente, pensa que o povo num ta de olho!]

esse grupo ta sem moral de pedir voto...

Anônimo disse...

O fessor Alves é um vendido e conivente com tudo isso!

o Eloym Assunçção é conivente tambem, com a aucunha do Railson torres que é outro conivente, pensa que o povo num ta de olho!]

esse grupo ta sem moral de pedir voto...