segunda-feira, 16 de abril de 2012

Um pacto social por Coari



Coari é o município mais rico no interior do estado do Amazonas. Pelo tamanho de sua riqueza deveria ostentar os melhores índices de qualidade de vida: Educação, Saúde, Saneamento Básico, Emprego/renda da região norte do país. Porém, a realidade é outra; a pobreza e a miséria, escandâlos de corrupção são as marcas registradas da terra do gás e do petróleo.

Até agora, desde que o município começou a ter entradas milionárias mensalmente, seus administradores não conseguem administrar investindo as riquezas para melhorar a qualidade de vida, e pior ainda, não sabemos o que de fato é feito com os milhões do município. E sem prestação de contas públicas, convincente e transparente, dificilmente iremos ter uma administração que não caia na tentação de administrar para si, seus grupos e familiares.

O modo que estão sendo construídas as campanhas dos candidatos ao trono do Palácio 02 de Agosto é o velho método da compra e venda de votos. As parcerias e os acordos com as sempre mesmas pessoas e instituições para vencer as eleições nesse ano são caminhos falidos para a democracia. Esse método deixa o município com diversos tipos de dívidas e amarra quem vence com compromissos que os levará a não governar em função do município e sim para as pessoas, grupos e instituições que o levaram ao poder.

Só um "Pacto Social" entre os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e a população poderíamos construir outras formas de administrar nossa riqueza e tirar Coari da miséria e do fundo do mundo da corrupção, melhorando a qualidade de vida; investindo a riqueza no município, poderá mudar o quadro de miséria e corrupção.

Esse "Pacto Social" só funciona se cada um se comprometer fazer sua parte com responsabilidade, principalmente o 'Legislativo' de "Acompanhar" e "Cobrar" as ações do 'Executivo' e o povo participando ir além do 'Legislativo' de "Acompanhar" e "Cobrar", fazendo pressão sobre o 'Legislativo e o Judiciário' a fazerem o deve ser feito.

Impossível? Difícil? Com certeza que sim. Uma luta entre Davi contra Golias, numa terra onde queremos ganhar e ganhar, quanto mais, melhor e o município que se dane. É sonhar um sonho impossível. Porém, se não fizermos outros caminhos, jamais Coari vai deixar de ser um município rico com um povo empobrecido. Só depende de nós!

Nenhum comentário: