sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Destravados


O Brasil está assistindo com surpresa os milhares de jovens saindo as ruas. Em massa pedem/exigem de seus modos que os serviços públicos: "educação, saúde e segurança" sejam de melhor qualidade. Estão gritando o grito preso na garganta e na alma de milhões de brasileiros cansados de verem o dinheiro público escoar para outros canais e bolsos; agora em função de grandes grupos e lobistas da Copa de 2014.

Há dinheiro para estádios, porém, não há para uma boa educação, saúde e segurança e além dos serviços básicos para gerar empregos e rendas, maior desafios num mundo onde os jovens são mais afetados pelo desemprego. Ultimamente as manifestações esfriaram, isso não significa que acabaram. Com certeza elas são o sinal laranja para um Brasil que não vai bem e nem tratas os seus filhos igualmente.

Queria ter escrito este post bem antes, porém, tive que esperar, pois o blog estava hibernando. Me contive diante da vontade de está em Coari, por acaso, quando os jovens "sitiaram" a Praça Sant'Ana e São Sebastião no centro da terra do gás e do petróleo. Gritavam e cantavam, pediam e exigiam um novo mundo capaz de gerar esperanças para seus futuros, isso tudo, diante de um batalhão da Polícia Militar chefiado pelo Capitão Norte.

Infelizmente a grande maioria eram de jovens universitário que estão em Coari e estudam na UFAM, filhos de outros municípios de vários estados do Brasil. Poucos, pouquíssimos eram filhos da terra. Os coarienses foram vencidos pelo medo e escolheram o silêncio. O medo de terem seus parentes prejudicados e seus futuros comprometidos.

O Ridículo na manifestação coariense eram os infiltrados do grupo do ex-prefeito Arnaldo que foram vencidos pela ambição e não fizeram um bom governo, agora com saudades da mamata que perderam, gritam como se não tivessem tido a chance de fazer o diferente. Infelizmente administrativamente foram bem pior que o grupo de Adail Pinheiro. Esses foram pedras de tropeços nos gritos verdadeiros da juventude estrangeira em Coari em busca de uma nova cidade possível!

Só iremos saber o tamanho do destravamento dos jovens nas eleições de 2014. Ela será um marco, um divisor de águas diante do novo que teima em insistir nasce e o velho que quer que tudo continue igual, onde apenas uma minoria desfruta o direito e os bens de todos.


Nenhum comentário: