terça-feira, 26 de novembro de 2013

Leite derramado

Lendo o que os jovens coarienses escrevem no Facebook e ouvindo as pessoas pela cidades, chego a conclusão que essa é uma geração fadada a angústia de ter os seus sonhos castrados na raiz e isso não só pelo governo atual, mas, o passado também mostrou ser portador de armas de morte capazes de fazer o mesmo jogo de todos, mesmo, os dos que virão no futuro.

O jogo é simples, apenas os que estão no poder controlam os milhões repassados ao município pelos lucros da Petrobras com o petróleo e o gás encontrados no solo/sub-solo coariense.

As possibilidades que os estudos podem dar a atual geração de jovens é muito maior que a da minha geração ou de outros jovens. Porém, as estruturas do município não respondem na criação de oportunidade de empregos e rendas para uma quantidade de jovens melhor preparados, ao menos, na teoria. Por isso digo acima, a possibilidade de uma geração angustiada que chegada a um ponto da história com uma enorme quantidade de coisas disponíveis para serem consumidas e sem poder de compra para desfrutá-las.

A sociedade de consumo também trabalha para isso com um mundo que mexe apenas com inutilidades, dando a impressão que elas são as bases da sociedade tecnológica. Sabemos telefonar e usar o que um telefone nos apresenta, porém, não sabemos como ele funciona e nam o que tem nele que o faz funcioná-lo. Mas, isso é material para outra postagem.

Assistimos pela TV e nas ruas coarienses uma alavanche de jovens que se manifestaram inquietos, protestando por um mundo onde os bens de consumo possam ser também consumidos por eles e não só por uma minoria, e gritanto por serviços públicos de melhor qualidade, principalmente educação e saúde. As eleições no Brasil vão mostrar que a pobreza da população e a ganãncia de uns poucos, que quem ganha uma eleição são os que melhor sabem comprar votos.

Enquanto isso os jovens corienses seguem tentando encontrar as esperanças para a realização de seus sonhos se agarrando aos ventos da história que passa mais fora da entrada do lago que perto dos poços de gás e petróleo. Compromissados com eles, ninguém; apenas a manutenção da alienação para ganharem os votos e a beleza da juventude, os dois cheirando a leite. Leite derramado!


Nenhum comentário: