sábado, 23 de novembro de 2013

Para onde vai nosso dinheiro?

 

A participação popular na elaboração do "orçamento municipal" deveria ser o nosso segundo maior gesto democrático, ficando atrás somente do voto. É esse o momento onde se decide onde e como é gasto o dinheiro do município e nada melhor que os habitantes da terra para saber as necessidades que vivem.

Infelizmente o "orçamento municipal" é entregue nas mãos do legislativo que em geral faz o jogo do executivo e as coisas caminham conforme os mais diversos interesses. As reuniões públicas onde ele é apresentado são amostras grátis das decisões acontecidas em outros momentos menos formais.

Algumas prefeituras administrada pelo pt no tempo que o partido era o PT administravam os municípios com seus orçamentos construídos com a participação popular; os "orçamentos participartivos". Quando assumiu o poder central, deixou de lado essa que poderia ser uma das maiores ferramentas para uma gestão democrática.

Com a proximidade do fim do ano é chegada a hora de todos os municípios terem seus orçamentos para o próximo ano aprovado pelo legislativo. Com estruturas cada vez mais técnicas e com assessoria de técnicos o legislativo segue sozinho, distante do povo e tocando o barco conforme as músicas agradavam os ritmos que devem ser dançados.

Enquanto isso, o povo segue dançando na porrada!

Seria interessante nossa participação nesses reuniões que definirão os gastos do município para o próximo ano. Com certeza ficaríamos conhecendo melhor os membros do legislativo a quem demos o nosso voto, a nossa confiança; conforme sua participação no orçamento do ano seguinte. Se ele está interessado na "boutique dela" ou no bem comum.

Por outro lado, o nosso lado, participamos cada vez menos dos acontecimentos que dizem respeito a vida dos municípios. Depois não adianta reclamar!


Nenhum comentário: