quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

 
” é o tema oficial do Boi-Bumbá Garantido para Festival Folclórico de Parintins de 2014. Tem tudo para fazer sucesso, principalmente dentro da Amazônia, pois, nosso povo amazônida é um povo de muita fé e nesse tempo de muita fé e pouca igreja ou religião, o boi tem tudo para encontrar ressonância do seu tema oficial por toda parte.

Certo que o Garantido não vai explorar a fé, um credo de uma religião ou de uma igreja, mas, a fé própria do ser humano que acredita que é possível fazer isso e aquilo, chegar nesse ou naquele lugar com suas potencialidades superando os limites. Porém vai explorar a fé do homem amazônico em seu mundo místico e mítico que é a Amazônia.

Na Amazônia, nosso planeta líquido e verde a fé ultrapassa de longe a dimensão física e mistura os mundos materiais do corpo e consciência com o mundo da florestas e seus encantados, incluindo o mundo dos santos para além do domínio da Igreja Católica. Os das nossas promessas que têm como mãe e madrinha em Parintins Nossa Senhora do Carmo.

Escolhendo esse tempo o boi acerta em cheio nessa temática tão antiga e tão atual; hoje sendo manipulada para os diversos interesses, seja econômico, como políticos e de poder, essa dimensão que mais tem seduzido o ser humano em toda a história da humanidade.

Na terra do gás e do petróleo as canções/toadas do boi vermelho com certeza irão encantar os coarienses, visto que a fé manda e desmanda, e nesses últimos anos tem decidido o destino político do município milionário do interior do Amazonas. Esse mundo de fé é tão forte que temos um papa com um padre como assistente e um exército de fiéis, beatas, devotos e fanáticos que devoram qualquer um que não reza por/para ele; e quer ser o chefe sem concorrente de todas as lideranças religiosas ... se consegue? É outra história!


Nenhum comentário: