domingo, 1 de dezembro de 2013

Rituais de Morte


O mundo ocidental, cristão se veste do mundo pagão capitalista chinês e com esses óculos celebra a maior festa de Cristo, seu nascimento. Nós coarienses nos vestimos, melhor dizendo, vestimos nossa cidade com as roupas dos outros. O Natal é a festa que pagamos para dizer que continuamos colônia; não mais de Portugal, mas, das estruturas econômicas consumistas que usam os meios de comunicação para espalhar mundo afora uma cultura onde o que conta é comprar, gastar.

Nosso Natal celebrado na Praça Sant'Ana e São Sebastião é a cara do desprezo cultural a cultura amazônica/coariense que há mais de 500 anos é massacrada pelo mundo de fora que diz ser o melhor e o mais bonito. E essa gente de fora, hoje, são os da capital da Província do Amazonas que beberem da cultura de um mundo que não é o nosso e ficaram porres a tal ponto de não conseguirem enxergar a si mesmos no espelho.

O balé dançado pisa nas mil e uma danças que no solo coariense foram dançadas por milhares de anos e perdidas nas matanças feitas na base da bala e do preconceito. As roupas e maquiagens revelam mundos estranhos ao que sempre foram vividos e a música e o canto calaram as vozes já silenciadas pela força do poder do mundo de fora.

Nossos cantos, nossas danças, nossas pinturas/maquiagens, nossos rituais foram sepultados incimentados e de asfaltados para não desenterrados.

E hoje com vestes brilhosas de cortes da TV, com cantos e cantatas de crianças e adultos vestidas com batas de Papai Noel aplaudimos emocionados os cantos e danças fúnebres que cantam alegrando quem tem a grana que paga o enterro da nossa cultura! 

* Infelizmente o nosso movimento indígena pouco caminhou até agora na busca do nosso resgate cultural. Quem sabe, devagar um dia chegamos!


Nenhum comentário: