domingo, 20 de novembro de 2011

Juriti - Pará


Ontem de manhã desembarquei na primeira cidade do estado do Pará, isto, entrando pelo Rio Amazonas (nosso Solimões), Juriti. O "porto", uma simples balsa não representa a cidade, mas, demonstra a cara da maioria de nossas cidades. O abandono e o descuido fazem parte da paisagem, sujeira e o a ladeira no barro vermelho. O sol inclinado endurecendo o barro, minha sorte, se o dia fosse chuvoso não seria muito fácil encarar a subida. O portal da cidade feito para dar as boas vindas aos visitantes pela ocasião do Festribal em julho, segue o porto, desbotado e abandonado.

Gripado e com a garganta arranhando, procurei abrigo para tomar um bom banho e descansar. Após o almoço, tomei uns remédios e procurei a rede. Foi uma tarde de sol forte. Tirar um cochilo foi a forma que encontrei para fugir do clima escaldante. Como toda cidade da Amazônia, as pessoas desaparecem após o almoço para ir saindo de seus refúgios depois das quatro horas. Fui no ritmo da cidade e esperei o "sol baixar" para conhecer um pouco a cidade.


A cidade com cerca de 48 mil habitantes, IBGE 2010, não tem muitos atrativos, como toda cidade da Amazônia parece andar no ritmo do rio e sua paisagem natural. Depois de ter caminhado pela ruas no fim da tarde de ontem e hoje de manhã, no meu simples modo de olhar a realidade, vou percebendo o quanto nossos municípios são marcados pela pobreza, miséria e péssima condições de saneamento e educação. Realidades constituídas e queridas por nossas elites econômicas e políticas. Perversa realidade.

O povo marcado por uma economia ancorada nos trabalhos da estrutura municipal, estadual e federal, aqui um pouco mais nas entradas da Alcoa (falo noutro post), tirando esses postos de trabalho sobra os bicos, pequenos agricultores, trabalhaodres das fazendas, pescadores e outros pequenos "trabalhos/serviços", modos de tocar a vida.

Com certeza é aprender na simplicidade da vida, as cores e os pequenos caminhos da felicidade, alimento da esperança humana para o bem viver. É o que desejo ao povo dessa simples cidade para nunca perder a chama que mantém o ser humano com o imenso senso de resistência a todo tipo de exploração, principalmente os pobres!

2 comentários:

Anônimo disse...

Padre não vai deixar de ir em ÓBIDOS, 'A TERRA DA MAGIA'rsrsrsrs
dizem que lá têm porções maravilhosas para "mal olhado" trás um pouco pra nós coarienses, tamo precisando,rsrsrsrsrsrsr.

Um abraço e boa viagem, DIVIRTA-SE.....RSRSRSRSSRSR

Anônimo disse...

Amigo Padre!

O CAOS TOTAL!
MÉDICOS EM GREVE!

Hoje na minha cidade o hospital não estar funcionado.(só para casos extremos).


Os médicos, enfermeiros e auxiliares da cidade mais rica do Estado do Amazonas estão de greve.

Reveivedicando melhores condições de trabalho...

como: sálarios em dias...

isso é mais uma vergonha do grupo do Eloym Assunção, Alves, Romão, Railson Torres e do Prefeitinho Arnaldo Mitoso.

Cadeia Neles!

Não tem água há seis meses (6) no Bairro do Pera "3"
O trânsito ta cada vez mais maluco.
O mercado "FEDE"

A RUA VIROU FEIRA
O lixo toma conta da cidade...
O igarapé do Pera, já era!
A prefeitura não faz concurso Publico e nãopaga ninguem.
é corupção em todas as secretárias...
O prefeito responde Processo a cada dia, até por assassinato...

É MOLE?
Que Deus nos AJUDE!
Fora Arnaldo!
Fora Adail !
Quero minha cidade de volta!