sexta-feira, 31 de agosto de 2007

No som dos tambores!
Dia quente, abafado na terra do gás e do petróleo, no centro do Estado do Amazonas. O calor melhorou, amenizou um pouco nesse fim de tarde depois de uma breve chuva.
Retornei de Manaus nesse bom clima amazonense. Dessarumei a bolsa e fui devagar colocando as coisas em seus devidos lugares. Longe escutei o som de uma fanfarra. O som ecuou fundo na minha vida. Trouxe uma lembrança distante, de mais de trinta anos atrás. O tempo passa e os cabelos brancos estão chegando, apesar dos meus 20 e tantos anos.
Me lembrei que a semana da pátria está a bater nosssas portas. Junto veio a lembrança de semanas da pátria idas; quando não sabia porque estava naquela fila. Nunca consegui encontrar nexo nisso. Era uma coisa sem pé e sem cabeça.
Foi nesse tempo, aí pela oitava série que ouvi o primeiro discurso que gostei. Nele o orador dizia: "Sete de Setembro, dia da Independência do Brasil, mas, o País ainda não é livre", essa frase marcou muito aquele tempo.
A impressão que tenho é que nossas crianças, adolescentes e jovens estã marchando do mesmo jeito que eu, depois de trinta anos nada mudou. Não se sabe o porque se faz!
Mais gosto do som dos tambores da fanfarra, talvez seja meu lado de índio, de negro gritando por mim!
Blogesfera coariense
Devagar nossa blogesfera vai crescendo. Criar um blog é fácil, mantê-lo é outra história. Muitos já ficaram pelo caminho.
Agora se une a nós o Sociedade Coriense On-line. Seja bem vindo.
A Amazônia com todo seu potencial biológico tem sido a menina dos olhos do mundo. A riqueza é grande e também a ambição por tanto tipo de riquezas que ostentamos.
A riqueza não dividida gera situações como este novo título que estamos ganhando a de região de escravos. Sem contar os que vivem de salários de misérias pela pátria verde afora.

Apocaliptyco

Qualquer pessoa com um pouco de bom senso vai estranhar a forma que os bois de abate são tratados, transportados e abatidos em Coari. Uma afronta a saúde pública.

Não existe nenhum cuidado com a saúde desses animais e muito menos com a limpeza do ambiente onde vivem. Talvez seja por isso que são abatidos em abatedouros-flutuantes. Coisa de alta tecnologia e que exibimos num dos locais mais bonito da nossa cidade, o nosso lago.

Essas fotos aqui peguei no blog do Daniel, onde ele relata uma acidente com uma balsa que transportava bois.
Nossos blogs tem tratado da temática com insistência e advertência.
Já escrevi nos meus blogs vários posts sobre o assunto. Ultimamente O coariense tem insistido sobre o tema.
Será que precisará de uma calamidade na saúde pública para que as devidas providências sejam tomadas?

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Divagações
Estou em Manaus por motivo de trabalho. No barco, depois de esticada minha rede e ter começado a ler, fui cutucado por um jovem que o conheci criança. Ele agora é professor da zona rural do município de Coari. Está professor porque tem que tocar a vida, tem mulher e três filhos.
O jovem professor me dizia desabafando que está sem receber o mês de julho e já estamos no fim de agosto.
Na rede ao lado da minha uma senhora pegou o fio da conversa e descascou a mandioca, isso é o fim do mundo, como é que pode isso. Eu dizia "pode".
O jovem professor dizia que na comunidade onde trabalha há educação da primeira série até o terceiro ano do ensino médio. Que bom disse eu. Ele continuou, eu fico com uma turma de primeira a quarta série, outros três professores ficam com as turmas de quinta a oitava série e um professor fica com o "Ensino Mèdio". Não se espante, é isso mesmo, um professor para todo o Ensino Médio.
Eu dizia e como é que é isso? O jovem professor responde, ele dar seu jeito. Continuei e como é que é esse aprendizado?... silêncio.
A senhora da rede ao lado, descascando a mandioca, entrou solando, "isso é uma vergonha", um município tão rico e a educação do povo da zona rural dessa forma.
E continuou descascando dizendo que na próxima eleição ela vai dar o troco, que não vai votar em fulano e nem em fulano e asssim foi. Seguindo sua crença, ela acredita que Deus vai mandar direto do céu um prefeito bom para Coari... e assim a conversa prossegiu!!!

***

Andando por Manaus encontrei um coariense que não via fazia tempos. Depois da trocas habituais de cotezias ele me perguntou onde morava e depois de saber que é em Coari, me disse com tristeza, fazem 20 e tantos anos que não vou na minha cidade, as notícias que vejo no jornal só são de Corrupção...
Com essa entalada na garagnta... nos despedimos!!!

***

Depois de ter deixado o coariense na Praça São Sebastião, fui até a Livraria Valer. Lá encontrei um livro com o título "A Itália da Jayme". Jayme é um dos grandes chef da cozinha inglesa. No livro ele relata sua vivência com a comida italiana. Na introdução diz que uma das coisas que gosta do mundo italiano é ver como o povo da bela Itália ama ser de sua região; italiano sim, mas de sua cidade, do seu povoado da sua vila.

Lendo isso, fiquei pensando no coariense que tinha encontrado... assim como ele muitos coarienses estão desgostosos das notícias que ouve de sua amada cidade... e começam a perder o gosto do sentimento pela terra do coração.
Claro que há um pequeno grupo que está comendo quase que sozinho os 168 milhões do nosso orçamento desse ano. Esses amam e amarão Coari, até acabar o dinheiro do petróleo e do gás!
Enquetes
Mais uma enquete apareceu nesse blog, agora são três. Vote. Segundo os votos o atual prefeito é o melhor prefeito, porém "parece" que há uma pessoa contratada só para votar nele. Essa informção aparece no contador, é isso mesmo quem passa e vota deixa seu rastro, é bom não esquecer disso.
Agora vamos ver quem será nosso futuro prefeito, isto, segundo os que por aqui passam e votam.
Vote!
Educação Coariense
Daniel escreveu um post com o título "
Mais incentivo a educação", no fim pedia que postassem lá idéias que pudessem somar. Fui lá e postei as idéias abaixo, se vão sei acolhidas, não sei. Só não quero que venham me dizer que só critico!
Francisco José disse...
Caro
Daniel,
Paz e Bem
Gostei da novidade de está aberto nos comentários para acolher idéias para a educação coariense. Você que está perto do 'homem' pode transmitir as que por aqui aparecer.
Coari está com boas estruturas físicas para a educação e outras estão sendo construídas e isso é bom. Agora é trabalhar no conteúdo da educação em si. É aqui que está o desafio encantador.
A impressão que tenho é que os professores estão desmotivados e os alunos não vêem muita esperança de estarem preparados via escola para ter uma boa renda que ajude a viver melhor o futuro.Muito boa a idéia dos trinta mil reais e a motocicleta.
Se conto, aqui algumas idéias:
1. Contratar uma equipe de técnicos em educação para dar suporte a educação do município;
2. Trazer palestrantes de motivação vocaional-trabalhistas na área da educação. Aqui alguns nomes como exemplo: Rubens Alves, Hugo Assmann, Celso Antunes... outros;
3. Ouvir através de formulários os professores e alunos para saber como eles podem se envolver numa mudança educacional do município (uma equipe técnica pode fazer isso);
4. Financiar mestrados e doutorados para nossos professores... isto, fora do Estado ou mesmo do país. Isso vai dar condições deles serem professores nas nossas universidades no futuro próximo;
5. Equipar as escolas com computadores conectados a internet para alunos e professores, para eles podem ser nas suas salas;
6. Construir uma biblioteca digna do nosso município. Que além de livros possa ter revistas, dvds, cds educativos. Talvez mais que uma biblioteca estamos precisando de um centro cultural, não como o Carlos Braga, mas, onde quem quiser um pouco mais de cultura possa ir lá;
7. Que o CoariVest seja de forma mais permanente, seguindo o ano letivo;
8. Disponibilizar internet grátis para toda a cidade. Internet é educação, é cultura;
9. Trabalhar um plano pedagógico mais voltado para nossa região amazônica, mais coariense;
10. Premiar os melhores professores (um por escola) com viagens, para ele e sua família. Uma ida a Fortaleza, cai bem;
11. Fazer concursos de redação, poesias, textos, crônicas com prêmios que os estudantes se sintam motivados para participarem;
12. Que a Sec. Mun. de Educação e as escolas motivem a formação de grêmios estudantis, grupos de estudos, clube de leitura (pode ser acompanhado por algum programa na rádio) e grupo de teatro.
Mundo Amazônico
Guerreiros Mura vence festa
A Ciranda Guerreiros Mura é a campeã do 11º Festival de Ciranda de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus). O festival foi realizado no final de semana e teve ainda a apresentação das cirandas Flor Matizada e Tradicional. A festa movimentou recebeu, segundo os organizadores do evento, mais de 40 mil visitantes. O Parque do Ingá, como é chamado o cirandódromo, recebeu público médio de 30 mil pessoas em cada noite de apresentação. Leia mais.

Jacaré mata homem em Parintins
Um jacaré-açú atacou e matou um rapaz de 21 anos, na comunidade rural do Saracura, no município de Parintins ( com sede localizada a 325 quilômetros de Manaus). Pedro Lima, segundo testemunhas, pastoreava o gado da fazenda da família dele, na comunidade, no último sábado, quando teria sido atacado pelo réptil. Leia mais.

‘Raízes’ do Brasil
Com o desejo de plantar sementes pelo País, o Raízes Caboclas parte na próxima sexta-feira (31) para uma turnê de três meses por várias cidades brasileiras. O grupo participa do projeto "Sonora Brasil" do Sesc, cujo o tema é "Tradições contemporâneas" e que busca catalogar expressões artísticas regionais de todo o País. Leia mais.

sábado, 25 de agosto de 2007

Um circo para o CoariVest
Hoje será a aula inaugural do CoariVest.
Numa coluna do "Em Tempo Coari" a colunista social deixa claro que a presença do Governador mostra a força política do executivo local... o governador não veio... o homem perdeu a força!!!
Tá certo, o CoariVest é uma excelente idéia, estou torcendo para dar certo. Mais fazer essa gastança toda para sua abertura, melhor seria investir essa dinheirada toda nos professores, no local das aulas, principalmente com compras de computadores, internet, bom material didático.
O circo armado é bem maior do que todo o investimento no projeto em si. O povo quer circo, dar-lhe circo.

Os animais também amam!

É muito comum encontrar no mercado, na feira, em alguns comércio pela cidade e gente que vende a carne da capivara. Geralmente a venda é feita meio escondida. Quem vende faz de conta que esconde e quem devia fiscalizar faz de conta que não vê.
Há décadas que os animais silvestres da Amazônia sofrem uma mortalidade sem fim para abastecer feiras e mercados. A fiscalização é insuficiente e pouco capacitada para fazer o que tem que ser feito.
Pouco a pouco esses animais vão escasseando... Um dia desaparecerão, será só uma questão de tempo!
Foto do
blog da Cora

Internet coariense
De vez enquando volto com esse assunto, a intenção é ir colocando para os leitores de nossos blogs um pouco mais da vida de Coari, além da intrigadas politiqueiras. Sei que falta gente para isso, seja nos blogs como em site e quanto mais livre for de instituições, melhor será.
Falando da internet na terra do gás e do petróleo quero dizer que estamos muito além de meia dúzia de blogs. O número de blogs e fotologos numa esfera mais privada é grande.
Claro que sem sombra de dúvidas o Orkut é a febre do momento da rede mundial. Aqui a juventude também tem acompanhado a onda. Sendo que o Orkut é uma ferramenta de múltiplos serviços, além de ser uma ótima oportunidade para aproximar pessoas, também serve para mostrar as várias realidades pessoais e sociais.
Sem os provedores nada funcionaria e eis o gargalo que trava muita coisa. Nem sempre funciona e as vezes anda com passos de tartaruga. Públicos são três os provedores, já é um bom número e particulares devem ter mais ou menos uns seis.
Tudo somado o número de pessoas que tem acessoa internet em coari cresce cada dia mais e isso é bom. Esperamos que utilizem essa ferramenta como instrumento de apredizado, de relacionamento e de cultura.
Claro que poderia ser melhor. Algumas cidades pelo mundo afora muito mais pobre do que nós, disponibilizara esse serviço para seus habitantes (eleitores) de graça. Aqui é uma questão de visão administrativa. A miopia é grande nesse meio. Ver como a internet é um bem para todos, é um sinal de querer ampliar os horizontes da população (dos eleitores).
Mais o melhor é ter eleitores que não olhem um palmo além do nariz... é mais fácil de enganar!

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Blogs coariense
A blogesfera de Coari está crescendo, deixando de engatinhar para dar seus primeiros passos. Ainda temos uma longa estrada pela frente. Com certeza é a melhor do interior do Estado.
Estamos quase na briga de dois contra dois, isso pode ser bom e não. Vamos deixar o tempo dizer. Apesar da briga, acredito que o respeito, ao menos, no limite está se dando. E isso é bom.
As ferramentas utilizadas são iguais e um ou outro coloca algo mais para dar mais visibilidade, charme.
Estamos esperando que o mundo universitário venha com novas idéias, outras criatividades, talvez mais fora da leitura crítica e da defesa, que é o modo que estamos. Claro que não será a quantidade de blogs que vai mostrar nossa qualidade. Mais ainda somos poucos, até demais.
Esse post é um convite para que outros mostrem Coari por outros ângulos e quanto mais melhor!
Para não dizer que não falei das flores
Quando aconteceu pela primeira vez o CoariVest me impressionei e tirei o chápeu. Essa é a melhor iniciativa da atual administração. A criação de uma ferramenta que é o pré-vestivular para ajuda o jovem a tentar entrar na universidade.
A primeira vez que ele apareceu, anos passado, se a memória não me falha, morreu por incopetência na logística da execução entre outros fatores. Também vivemos a cultura de achar que estudar não é fácil, é mais difícil que carregar pedra. Quem sabe esse será o maior desafio.
Agora a coordenação está nas mãos do Prof. Bêda, todos nós sabemos de sua competência. Encontrando com ele pela rua o felicitei e me coloquei a disposição para ajudar, como posso (se é se posso... visto minha incompetência!).
Devemos fazer uma corrente positiva para que as coisas andem do melhor modo possível, nos colocar para apoiar ao Prof. Bêda e toda sua equipe de professores.
Parabéns!

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Quem é que manda aqui!!!

Coari no Mundo
Atualmente a Assembléia Legislativa do Amazonas está dando uma boa parte do seu tempo para Coari. Infelizmente não é para elogiar ou premiar nosso município, mas, sim, para falar da complicada situação que estamos vivendo.
Ainda tem gente que fica querendo tapar o sol com a peneira"
O deputado José Lobo (PCdoB) denunciou hoje (5), na Assembléia Legislativa do Estado, que vem sofrendo constrangimento e intimidação do prefeito de Coari, Adail Pinheiro, nas visitas ao município, onde já foi prefeito-tampão, secretário municipal de Obras e tem sua principal base eleitoral. De acordo com José Lobo, o sargento da Polícia Militar de nome Aguiar, à disposição da prefeitura e fazendo parte da segurança de Adail, já foi até filmado e fotografado seguindo os seus passos pela cidade, para saber quem o acompanha.
O sargento anda descaracterizado (sem uniforme), num carro de vidro fume. O esquema permite que Adail demite os amigos de Lobo que trabalham na prefeitura. A denúncia surpreendeu e revoltou os deputados. O presidente da Casa, Belarmino Lins (PMDB), informou que estará encaminhando ofício ao Comandante da Polícia Militar do Amazonas, ao secretário de Segurança e ao governador do Estado. Ao mesmo tempo, garantiu proteção da segurança da Assembléia Legislativa, toda vez que José Lobo visitar Coari. Lobo também solicitará o afastamento do sargento que deveria ter retornado para Manaus, porque o governador Eduardo Braga (PMDB) já proibiu a disposição de servidores, portanto o militar está em situação irregular. “Não podemos tolerar que a figura do parlamentar sofra qualquer constrangimento no seu direito constitucional de ir e vir. Deputado José Lobo: toda vez que Vossa Excelência quiser ir a Coari, pode solicitar um militar da assessoria desta Casa”, afirmou Belarmino. O presidente da ALE também declarou: “Não nos curvaremos em aceitar que um gestor municipal (prefeito) possa se utilizar de seus recursos para fazer o cerceamento do ir e vir ao seu município. Não queremos que Coari se transforme na Sucupira do passado” (Sucupira é uma cidade fictícia da telenovela O Bem-Amado, exibida na TV Globo em 1973 e tem enredo hilário). Logo depois de ouvir a denúncia de José Lobo, Wallace Souza (PP) aproveitou para pedir proteção à Comissão Especial que vai acompanhar as denúncias contra Adail Pinheiro, feitas pelo MPE (Ministério Público Estadual) e nas mãos da Justiça. O prefeito é acusado de usar notas frias de compras numa padaria que fornecia de prego a papel higiênico, passando por caderno escolar telha. Wallace se declarou preocupado com sabotagem, quando os deputados da Comissão Especial tiver de visitar Coari, com parte da sua tarefa. Toda a confusão quando José Lobo, declarado pré-candidato a prefeito de Coari na eleição 2008, foi à tribuna esclarecer que não quer participar da Comissão Especial e repetiu que Adail persegue as pessoas que o ajudaram na eleição e continuam como amigos. Foi assim com o ex-chefe da limpeza pública, demitido por Adail. Com um detalhe: o funcionário é concunhado de Adail e este mora numa casa de sua propriedade. “A pessoa tem uma casa onde o prefeito mora e não paga aluguel”, contou José Lobo, ex-aliado de Adail, a quem ajudar o plano de governo. Lobo credita a atitude de Adail a ciúmes, porque ele tem aparecido bem nas pesquisas e o candidato do prefeito é outro. A sessão plenária ficou movimentada com a fala de José Lobo, que recebeu solidariedade de colegas, enquanto criticavam duramente o prefeito do Coari.
Este texto passou do blog do Belão para O Malfazejo, que passou para O Coariense, até chegar aqui...
Dinheiro no ralo
O Ministro da Educação esteve essa semana em Manaus com a promessa de investir mais dinheiro na educação do Estado do Amazonas. Estado que ostenta os piores índices de aproveitamendo educacional.
A educação em nossos municípios ficou em penúltimo lugar do Brasil.
Se entrar mais dinheiro para nós amazonenses os politiqueiros agradecem, será mais dinheiro que irá entrar no cano da corrupção. Até chegar no que deveria ser o principal beneficiado com o investimento que é o aluno, boa parte desse dinheiro já ficou pelo caminho.
Coari está no mesmo patamar de qualidade educacional que a maioria dos município do Amazonas, sendo que é o segundo orçamento do Estado. Logo a questão não é dinheiro.
E agora Ministro!!!???
Esperanças
Ontem participei de uma reunião no Banco do Brasil, sobre um de seus programas o "Desenvolvimento Regional Sustentável". Fui convidado para o acontecimento.
Pensei cá comigo um tema tão interessante desse devai ter a presença de toda Coari. Depois da reunião sai mais convicto disso. De fato toda cidade devia está lá. Infelizmente só estava eu e um representante do IDAM. Uma pena!
O gerente da Agência colocou para nós o programa do projeto "Desenvolvimento Regional Sustentável", que é "uma Estratégia Negocial do Banco do Brasil, que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras onde o BB está presente, por meio da mobilização de agentes econômicos, sociais e políticos, para apoio a atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas e ambiemtalmente corretas, sempre observadas e respeitadas a diversidade cultural".
Para não me alongar, digo que o programa é bom. Vamos ver como pode ser implantado em Coari.
Volto com esse assunto!
Com a Palavra o Senador Artur Virgílio Neto
Com o título "Quero derrotar o pessoal do Adail", o Jornal A Crítica de terça entrevista um dos senadores mais destacado do Brasil.
Aqui apenas a pergunta que trata de Coari:
Jornal A Crítica: Como o senhor avalia a situação do prefeito de Coari, que tem se mantido no cargo por meio de liminares judiciais?
Artur: Ele está cometendo um crime atrás do outro. É uma figura que chega a ser enfermiça do ponto de vista psicológico. Poderia ter transformado aquele município numa Suíça. Dispõe de força eleitoral porque o boom dos royalties ocorreu no final da gestão do prefeito anterior e no início do mandato dele.
Então hoje ele tem R$ 200 milhões de arrecadação por ano, com uma população de 70 mil habitantes, qualidade de vida lá em baixo, e com todos os problemas dos outros municípios dispondo de toda essa dinheirama toda.
Uma vez, quando ainda achava uma pessoa válida para a política eu disse para ele: "Adail você aplique esses royalties na infra-estrutura do município e viva do seu FPM, ICMS e ISS". Isso há muito tempo. "Chegou recurso federal aplique com correção". Teria dado um show de bola.
Uma pessoa que governasse Coari com critério, seriedade, criatividade, com talento se credenciaria facilmente a ser governador do Estado. Mas, não, ficou acumulando denúncias, uma em cima da outra. E essa história de breca aqui e acolá, todos que se metem com ele ficam mal na história.
Ele tem uma aberração de dinheiro na mão e fez muito pouco em comparação ao que um sucessor dele pode fazer se portar com seriedade que o cargo exige.
Os problemas de Coari se avolumam às vistas de um governo inoperante.
Dentro de um ano ele não será mais prefeito e estará às voltas com o Tribunal de Contas, com o Ministério Público, enfim com a Justiça.
Obs.: O grifo é meu.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Povo Marcado... Povo Sofrido
Esta semana viramos mais uma página negra da história de Coari. O que sobrou foi o silêncio, agora ela está sendo enterrada. Ninguém pode dar uma palavra sobre o acontecido. Veja lá o caso do bispo, agora ele "é do contra". Na verdade não escreveu dizendo que é do lado A ou de o lado de B, escreveu o que devia ser escrito "se de fato há corrupção, que seja investigada pela justiça e os culpados penalisados". Isso é o que devia ser.
E o que andam sussurando pela alcovas, pelos becos, pelos botecos, na beira dos campos, nas conversas da gente simples. É uma coisa sem sentido achar que as pessoas não falam e nem tomam partido. Acontece que dessa vez a população se indignou de ver seus representantes defendendo com garras e dentes apenas seus interesses pessoais.
Virando bichos e usando outras pessoas, seus puxas. O que assistimos foi uma vergonha. Pobre Coari. O município está entregue nas mãos de lobos que jamais vão abrir espaço para o bem comum.
Foi muita mentira e muita força bruta para tentar numa luta de cabo-de-forças, onde cada um puxando para o seu lado queria arrebentar o outro. Quem ganhou como sempre foi o mais forte. O que tinha a justiça comprada com nosso dinheiro.
São umas 50 pessoas que estão de fato gozando do multi-milionário orçamento de 168 milhões. Desfrutando de casas, apartamentos e carros de luxo; jantares regado a base de bom vinho, viagens nos locais "interessantes" do Brasil; mulheres, jóias, roupas de grife, celulares e todo tipo de coisas que nosso dinheiro pode comprar.
Enquanto isso a maioria dos coarienses vive das migalhas que dessa "mesa" cai. Vivendo péssimamente, comendo mal, alimentos que não tem as devidas vitaminas e proteínas para alimentar para valer, bebendo água com colifórmes fecais, crianças cheias de lombrigas, enfim, um povo doente.
Para os politiqueiros, os compradores de votos o bom é manter esse povo assim mesmo, é fácil comprar os votos dessa gente que compõe um povo enganado, marcado. Dar uma educação que esclareça, nem pensar, educação é para alienar.
O bom é dar para essa gente circo, festa e festa, bebida e drogas. Os traficantes agradecem. As eleições estão vindo, todos já estão se preparando, pobre gente que só tem além da miséria o título de eleitor. Há muito soluço de dor na cidade, de todo tipo de dor. Soluços engolidos com farinha, com lágrimas.
E grite para ver o que acontece. Tem que gemer, soluçar baixo. Coari, teu povo está chorando, chorando de fome, de decepções, de vergonha.

sábado, 18 de agosto de 2007

Bispo critica inércia da população coariense
O bispo da prelazia de Coari (a 370 quilômetros de Manaus), Dom Joércio Gonçalves Pereira, em entrevista concedida A CRÍTICA, ontem, defendeu o rigor nas investigações das supostas irregularidades praticadas pela administração municipal. Cobrou dos vereadores da oposição maior vigilância na defesa dos interesses da população. E criticou a falta de envolvimento político do povo.
Dom Joércio considera muito difícil a situação do prefeito Adail Pinheiro (PMDB), que responde a processo na Câmara Municipal por uso de notas fiscais frias, na Justiça Federal por desvio de R$ 45 milhões da Previdência Social, e na Justiça estadual por não cumprir ordem judicial. "Cada um tem que buscar se defender. Mas contra fato não há argumento. A Justiça tem que investigar", afirmou.
Para o bispo Joércio, que está na prelazia há um ano, "tudo o que está acontecendo demonstra que alguma coisa precisa ser feita e ser mudada." Segundo ele, o povo tem que fiscalizar os atos do poder público. "Não deve deixar o administrador fazer o que quer", aconselha.
Dom Joércio espera que os conflitos políticos sejam logo resolvidos para que autoridades locais se concentrem nos problemas do município. Um dos mais graves, segundo ele, é o aumento da prostituição infantil. "A questão da droga é uma coisa muito forte. Aqui é rota do tráfico do rio Solimões", relata.
Segundo Dom Joércio, Coari experimenta um certo desenvolvimento econômico. Porém, as comunidades ribeirinhas ainda padecem com a falta de atendimento médico. "Com a fonte de renda que tem, o município poderia equacionar esses problemas de forma a proporcionar ao povo uma vida melhor", diz o religioso. Para ele, o povo tem sua parcela de culpa porque elege os políticos e não fiscaliza a atuação deles.
Fonte:
Jornal A Crítica

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Sentimentos
Danuza Leão conseguiu a incrível aventura de fazer do tempo seu amigo. Uma mulher linda, modelo e famosa que o Brasil já teve. Quando a beleza física foi sendo levada pelo 'cronos', ela então mergulhou de cabeça para construir sua beleza interior, espiritual e intelectual.
Prova disso é que tem se transformado numa das melhores cronistas do Brasil. Começou com colunas sociais, que foi se transformando em análises da vida pública e privada, de modos e modas, de coisas e gentes.
Fiz essa introdução para falar de Danuza Leão e uma de suas melhores tiradas que já escreveu: "Quando as coisas mexem no interesse do homem, ele vira bicho".
O acontecimento que deixou mais uma marca negra na história de Coari é movido cem por cento por interesses pessoais, pobre Coari, ninguém pensa em ti e no teu povo.
E quando agimos pelos nossos interesses pessoais, quando viramos bicho (segundo a Danuza Leão), o discurso, a defesa e o ataque saem da esfera da razão e entre na esfera do sentimento, da emoção. Sai de baixo, que o bicho dentro de nós se solta. Quebra as algemas!
Hoje de manhã parou um carro na esquina perto do Seminário onde moro e trabalho. O carro com os vidros cem por cento fumê. De dentro dele saiu alguém que eu conheço e começou a fazer fotos do Seminário. Depois de vários disparos... click... click... click... click... click..., voltou entrou no carro e foi embora.
Na maior cara limpa, como se diz: "eu mando aqui"...!!!
E agora José?
Sei não... é esperar pra ver!
Quando a ambição mata a esperança
A Amazônia é a região mais rica do mundo. Somos ricos de terra, água, animais, árvores e de infinitas riquezas. Aqui está a maior reserva biológica do planeta terra.
O município de Coari, situado no centro do Estado do Amazonas, um dos maiores do Estado em extenção territórial e dono de diversas riquezas. Nossos lagos eram povoados por centenas de espécies de peixes e contando que toda água era - é potável. Nossos rios estão imprestáveis de tanta poluíção.
Começamos despovoando nosso mundo das águas. Nesses últimos três séculos eliminamos comendo quase que noventa por cento dos nossos quelônios, principalmente as tartarugas. Em seguida foi o peixe boi.
Na década de oitenta e noventa num comércio com os traficantes da colômbia e do Peru, foi a vez do peixe liso. Toneladas e toneladas desse pescado foi varrido de nossas águas com a rede de arrastão e levados para Tabatinga-Letícia. Muitas dessas toneladas foram trocadas por cocaína ou serviam de lavagem de dinheiro.
O extermínio dos peixes continua e do jeito que vai, com o tempo entre 15 a 30 anos só os empresários de peixes é que terão peixe para vender. Se hoje o peixe já é caro no mercado de Coari, peixe vindo direto dos rios... pense lá quando eles só vierem dos viveiros.
Na década de noventa para cá cresce o negócio da madeira. Todos os dias as jangadas desciam o Rio Solimões em direção a Manaus, isto até o ano de 2000. Com a fiscalização do IBAMA depois do ano 2000, as coisas melhoraram um pouco.
Hoje a madeira é transportada em balsas e com o aval de nossos governantes, "documentada".
Atualmente Coari vive a era do petróleo e do gás. Aqui a história começa a mudar de dono. Antes as riquezas eram exploradas por particulares, pequenas ou médias iniciativas e o dinheiro estava na mão dos investidores, que faziam dele capital de lucro e de giro.
Agora sendo a Petrobras a única explorado do gás e do petróleo, dar para quem quer trabalhar na área e agora já não são particulares os donos do seu próprio trabalho, mais sim as empresas prestadoras de serviço, que de fato são capacitadas para o serviço.
O município recebe o que lhe cabe, o que a Petrobras lhe passa a cada mês. Esse é um valor de um prêmio de mega loteria, isso a cada mês. Esse ano temos 168 milhões para gastar.
A grana que destrói coisas belas então dominou os olhos, a barriga, a fé, as religiões, as amizades, as famílias, os espermas etudo mais que lhe vem pela frente. Espantou a curupira, o mapimguarí, a cobra grande e até o boto ficou sem as namoradas. Visto que a grana compra o cabaço das nossas adolescentes. Pobre boto!
Matamos Ajuricaba, matamos o Ivo e os sonhos... o que nos resta é acreditar no sorriso das crianças, as únicas capazes de sorrir da vida e restaurar a Esperança!!!
A juíza da 2ª Vara da Comarca de Coari, Ana Paula Braga, reconsiderou, ontem à tarde, sua decisão e permitiu à Câmara Municipal colocar em votação o relatório que pede a cassação do prefeito Adail Pinheiro (PMDB). O presidente do poder legislativo municipal, vereador Osni Oliveira (PSL) disse, contudo, que não levará o parecer à apreciação do plenário porque a oposição não tem mais quórum para tirar o mandato do prefeito.
Para cassar Adail Pinheiro, que é acusado de usar notas fiscais frias para justificar gastos da prefeitura, a bancada oposicionista, composta de seis vereadores, precisava de mais um voto. O sétimo voto seria conseguido com o afastamento do vereador José Henrique, da base governista, e a nomeação do seu suplente Antônio Merelo, que votaria contra o prefeito.
Uma decisão liminar concedida na manhã de ontem pelo desembargador Francisco Auzier, acatando mandato de segurança preventivo da assessoria jurídica de Adail, frustrou os planos da oposição. O magistrado proibiu o afastamento dos vereadores José Henrique, Leodino Menezes, Anacleto Dantas e Adão Martins, todos partidários do prefeito.
Ao ser perguntado quando levaria o relatório à votação Osni Oliveira disse: "agora não interessa mais. Hoje nós só temos seis vereadores. O tempo que o prefeito queria para se articular já teve. Se ela (a juíza Ana Paula) não tivesse dado a liminar para parar a comissão teríamos cassado ele (Adail) ontem. Não vou colocar em votação".
A leitura do parecer da comissão processante mobilizou a população do município. O procedimento deveria ter ocorrido na sessão plenária de quarta-feira. Mas foi suspenso por ordem da juíza Ana Paula Braga. Dezenas de policiais militares estiveram no prédio da Câmara Municipal para dar cumprimento à determinação judicial. O oficial de Justiça Francisco Coelho ameaçou dar voz de prisão a Osni Oliveira caso o relatório fosse lido.
Na manhã de ontem, cerca de 7 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, ocuparam a área em frente da Câmara para acompanhar a cassação de Adail Pinheiro. A maioria delas, segundo o comandante da PM capitão Denildo Brilhantes, prestava apoio ao prefeito. O grupo era puxado por um trio elétrico comandado pelo secretário municipal de Comunicação municipal Walcione Tavares.
Dia sem escola
De acordo com o sindicalista Elson Freitas, as escolas da rede municipal e estadual de ensino liberaram professores e alunos para engrossar a manifestação pró-Adail. As escolas estaduais Instituto Bereano de Coari e Francisco Lopes Braga, segundo ele, teriam agido dessa forma. "Levaram muitas pessoas para declarar apoio ao prefeito. Muitos dos garis estavam lá", disse o sindicalista.
O procurador-geral do município, Aldo Evangelista contesta tal informação. Segundo ele, todos os setores da prefeitura funcionaram normalmente no dia de ontem. "Isso não tem procedência. As pessoas foram por livre e espontânea vontade. Estamos em uma democracia. Não partiu nenhuma ordem do prefeito nesse sentido", disse Aldo Evangelista.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

E as Flores!!!
Não é só de politicagem que vive Coari. Enquanto o executivo, legislativo e judiciário vivem em briga para ver quem come mais do orçamento multi-milionário-2007 de 168 milhões, algumas pessoas, mesmo no cabestro e com a canga (de puxa-saco) estão tentando dar o melhor de si.
Exemplo disso é o corpo docente, administrativo e funcionários da Escola de Educação Infantil Dirce Pinheiro que ganhou o prêmio de "Quarta melhor Escola do Estado do Amazonas". Uma referência estadual.
Estamos plantando o futuro. Parabéns para aquelas e aqueles que estão trabalhando para isso acontecer!
Fonte: Jornal A Crítica - de ontem.
O Amazonas aparece em 23º lugar no ‘ranking’ de estados com maior número de pontos de prostituição infantil em Rodoviárias, segundo informou um mapeamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), este ano, em todo o País. De acordo com a PRF, a região com maior número de locais propícios à prostituição de crianças e adolescentes nas estradas é o estado de Minas Gerais, com 290 pontos identificados até final do mês passado. Amapá veio em último no levantamento da PRF sem nenhum ponto detectado. Leia mais.
No ringue: Prefeito + 4 Vereadores + Juíza + Polícia X 6 Vereadores
O presidente da Câmara Municipal de Coari, vereador Osni Oliveira (PSL), afirmou que vai colocar em votação, hoje, o relatório da comissão processante que pede a cassação do mandato do prefeito Adail Pinheiro (PMDB), contrariando ordem da juíza Ana Paula Braga.
O documento seria lido na sessão de ontem. Mas os vereadores decidiram suspender a reunião plenária depois que o oficial de justiça Francisco Coelho foi ao prédio da Câmara, acompanhado por policiais, e ameaçou dar ordem de prisão a Osni Oliveira caso o relatório fosse colocado na ordem do dia.
Francisco Coelho dava cumprimento a decisão emitida, no início da noite de terça-feira, pela juíza Ana Paula, titular da 2ª Vara de Pequenas Causas do Fórum de Coari. A magistrada acatou pedido de liminar de Adail Pinheiro para suspender os trabalhos da comissão processante por decurso de prazo. A juíza entende que o último ato da comissão é a leitura do relatório.
Conforme relatos de Osni Oliveira, o oficial de justiça entrou no prédio com cerca de 15 policiais. "Isso é abuso de poder. Ele foi ao plenário e disse para todo mundo ouvir que se eu abrisse a sessão e falasse da comissão processante, a polícia iria me prender", reclama o vereador.
A Câmara já entrou com pedido de reconsideração da sentença. A juíza Ana Paula informou a A CRÍTICA que não tem prazo para julgar o caso. "Vai demorar porque está tendo divergência em relação ao prazo de funcionamento da comissão".
Adail Pinheiro alega que a comissão teria se estendido além dos 90 dias regimentais. Ana Paula disse que vai mobilizar força policial para fazer cumprir a sua decisão, se o presidente da Câmara insistir em ler o relatório.
Osni Oliveira diz que a juíza não tem competência legal para suspender a reunião da Câmara Municipal. "O relatório vai ser lido amanhã (hoje) às 9h, a não ser que eu seja preso", disse o presidente da Câmara. (Fonte:
Jornal A Crítica)
Quem vai vencer!!!
Samba enredo
A Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio no próximo carnaval vai cantar e decantar a terra do gás e de petróleo.
Atualmente a Escola de Samba está selecionando as possíveis letras do samba que vai cantar na Sapucaí. Entre os enredos apresentados está o de Onércio Torres e Mestre Biju.
"Com o tema "Do verde Coari vem meu gás, Sapucaí", os dois amazonenses pretendem ganhar a preferência da escola de Duque de Caxias". "O nosso samba vem falar do modelo gás em todos os tempos e aplicações, desde a pré-história", explicam empolgados os compositores.
Eis um trecho da letra:
"Em Urucu sou feliz
E mando gás pro País
É o progresso do Brasil que eu sempre quis...
A Grande Rio, enche o Rio de felicidade
Hoje o futuro é Coari
Do Amazonas vem o gás dessa cidade... ".
Vamos torcer para que o samba dos amazonenses seja de fato o melhor. (Fonte: Jornal A Crítica de ontem)
É Coari para o mundo ver.
Não é atoa que todo mundo está querendo essa galinha dos ovos de ouro, que é Coari!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Província de Machiparo
A terra do gás e do petróleo está vivendo um momento muito delicado na sua vida política. Os poderes constituídos para ajudar no bem viver, estão trabalhando apenas em função de si. Todos querendo tirar proveito de tudo e o mais que puder.
Para justificar a ambição desvariada que está tomando conta de todos, visto que o que vale é o dinheiro, o poder, as ofenças estão tomando conta dos caminhos que poderiam serem feitos diferentes.
Infelizmente no final do campeonato muitas marcas ficarão, marcas que ficarão para sempre.
Amanhã é outro dia, ainda é tempo de darmos uma chance a Esperança.
Coari merece mais que ambição!

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Tronco Amazônico
Quando o trabalho aumenta e o stress está acima do normal fico girando pela internet. Logo no começo era sem rumo e direção, com o tempo fui ficando seletivo e escolhendo os caminhos que faço nesse emaranho de trilhas.
Foi assim que cheguei num dos meus blogs prediletos o Viaje na viage, do Ricardo Freire; sem dúvida um dos melhores blogueiros do Brasil.
Estacionei no post sobre a inauguração do Fasano Rio. O post é recheado de detalhes e fotos de um dos hotéis mais bonitos do Rio de Janeiro.
A foto aqui postada me chamou a atenção, principalmente quando ele diz "Na hora não me dei conta de que o balcão era uma peça inteiriça de um tronco amazônico".
Olhe bem para a foto e imagine o tamanho dessa árvore. É a força da grana que destrói coisas bela!
Outra Coari é possível!!!

Terça feira de muito calor na terra do gás e do petróleo, nada melhor para espantar o calor que uma brisa da noite e o melhor local da cidade foi a Praça da Catedral. Além de sentir o vento era o lugar ideal para ficar sabendo das notícias da cidade. Sabe como é, cidade do interior sem ter muito assunto... E assim foi.

Centenas de pessoas se espalharam pela praça, uns sentados na grama, outros formando pequenos grupos pela XV de Novembro e todos esperando o resultado da eleição que elegeu o vereador Osni Oliveira como novo presidente da Câmara.

Acreditar em politiqueiro é como acreditar em contos de fada. O novo presidente se elegeu com os votos do grupo de oposição. Até ontem ele era do grupo da situação. Já haviam comentários pela cidade que isso iria acontecer; seria uma forma de tirar mais um do grupo da situação oferendo a ele a possibilidade de assumir como prefeito se o prefeito atual for derrubado pelas notas frias.

Particularmente não acredito que isso vá acontecer, visto que temos um orçamento multi-milionário a disposição para comprar quem se meter pela frente.

O certo é que a cadeira de prefeito de Coari está cada vez mais cobiçada, uma verdadeira galinha dos ovos de ouro e a ambição humana parece que não conhece limites.

O jogo até agora deu certo, vamos ver como as pedras serão mexidas no tabuleiro!

A Oitava Maravilha do Mundo
No valor de R$ 69.224.976,00 - sessenta e nove milhões, o ginásio do Pêra se coloca na oitava posição entre as maiores maravilhas do mundo.
Confira as outras maravilhas:
Brasil — Cristo Redentor (Christ Redeemer), Rio de Janeiro*
China — Grande Muralha da China (Great Wall of China)
Índia — Taj Mahal (Taj Mahal)*
Itália — Coliseu (The Colosseum), Roma
Jordânia — Petra (Petra)*
México — Pirâmides de Chichén Itzá (Chichen Itza), Yucatan
Peru — Machu Picchu (Machu Picchu)*
Com esse valor tem as paredes de chumbo, o vigamento e o telhado de prata e sua pintura é de puro ouro. Mais uma obra do governo do Estado realizada em Coari.
Com uma arquitertura de dar inveja em cumbucas e cuias a obra é uma das mais caras do Amazonas!
Em outubro de 2008 Manaus estará gerando, comercialmente, em seu parque térmico, energia elétrica a partir do gás natural do gasoduto Coari-Manaus. Leia mais.
Tenho ouvido desde 1996 que uma usina elétrica movida a gás vem para Coari, ultimamente essa conversa voltou. conversa para boi dormir. Muita gente que acreditava nessas conversas dizia que a energia de Coari seria de graça. Estamos pagando cada vez mais caro pela nossa energia.
Enquanto isso o povo de Manaus se beneficia do nosso gás!!!
O prefeito do Município de Coari (a 370 quilômetros de Manaus), Manoel Adail Pinheiro (PMDB), poderá ser convocado pela Comissão Especial da Assembléia Legislativa do Estado (ALE) para prestar depoimentos sobre acusações de lavagem de dinheiro público, por meio do uso de notas fiscais frias. A informação foi dada ontem pelo presidente da comissão, deputado Vicente Lopes (PMDB). Leia mais.
Como sempre não irá dar em nada... tudo terminará em Pizza!

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Um defeito de cor

A internet que anda a passos de jabuti, a trabalheira, mais uma pitada de preguiça e relaxamento, me fizeram postar pouco esses dias.

Me esforçei para deixar de colocar a leitura em dias. Tirei da prateleira o livro de Ana Maria Gonçalves que comprei num sebo na minha viagem a Sampa. Gostaria de agradecer ao meu guia Agnaldo, sem ele seria mais difícil de achar o livro na terra da garoa.

O romance ganhou um dos mais prestigiosos e antigos prêmios literários da América Latina, o Casa de las Américas. Um defeito de cor foi premiado na categoria. Um livro extraordinário, inventivo, indispensável. São umas 1.000 páginas, uns 400 e tantos personagens, 80 anos de história do Brasil-África-Atlântico-negro e uma voz alinhavando tudo: Kehinde, possivelmente Luiza Mahin, talvez a mãe do poeta negro Luiz Gama.

Kehinde nasceu no reino do Daomé, em 1810 e a cena antiga, primordial da qual se lembra é traumática. Abre o livro. Revelar, numa resenha, o que acontece nas primeiras 10 páginas deste livro seria um pecado comparável a revelar o final do melhor thriller. Ela foi violada, foi escrava, foi mãe; foi também preta liberta, pequena capitalista, refugiada, mulher de inglês, dona de padaria, revoltosa com os muçurumins da Bahia de 1835, libertadora de outros pretos, brasileira de volta na África. Mais sobre o Romance... é só comprar aqui!

Esperança
Nem tudo é só fogo pela Amazônia, "o governo anunciou, na última sexta-feira (10), depois de oito meses de atraso, os dados sobre o desmatamento no período 2005/2006. Apesar da redução de 25% da área desmatada no período - de 18.790 km² para 14.039 km² -, as projeções do Ibama não foram alcançadas". Leia mais.
Essa é uma ótima notícia para nós amazônidas. Nesses últimos tempos, estamos já se acostumando com tantas notícias de detruição da maior floresta tropical do planeta.
Devagar, devagar vamos tomando consciência de que devemos cuidar, se não acaba!
Semana do Estudante
Diversas atividades marcaram as escolas corienses na comemoração da semana do estudante. Umas não tinham sentido e as outras eram eleitoreiras!
Não podemos dizer que nossas escolas não estão melhores, porque estão. Não poderiam está de outra forma, com nossos orçamentos anuais multi-milionários reformamos os prédios a cada ano e não é com pouco dinheiro não, lavamos e pintamos uma escola por cento e cinquenta mil reais, uma bagatela.
Nossa biblioteca foi transformada em garagem para o carro do executivo, é melhor entrar num carro que não esteja no sol, friozinho... que ter gente lida batendo na minha porta. As bibliotecas das escolas, deixe que cada uma der seu jeito. E quem é que vai ler os livros? Professores? Duvido muito!
Se a educação da terra do gás e do petróleo vai mal na cidade, no interior a coisa é pior. Esses dias a calçada da Secretaria Municipal de Educação está super-lotada e desde sexta. O que me falaram é que os professores estão voltando. Voltando de onde? Perguntei, é que no fim de junho pegaram a conta e com eles todos os serviços que estavam ligados a educação das comunidades rurais do municípios foram suspensos. Foi uma boa economia de dinheiro... só não sabemos é para onde vai esse dinheiro!
Tenho pena é do Gersimar Pereira Monteiro, presidente do Centro Acadêmico do curso de bacharelado em biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que participou do Congresso Nacional dos Estudantes (UNE), onde será que ele conseguir colocar em Coari os debates desse encontro da UNE?
Temos muito o que comemorar e um caminho mais longo ainda na educação coariense para que não estejamos no grupo dos municípios do penúltimo lugar do Brasil em educação;
com todo o dinheiro que temos!
Foro Íntimo
Esse foi o motivo dado pelo vereador Wilson Cavalcante para seu pedido de afastamento da presidência da câmara.
Pela cidade corre muitos comentários, os mais diversos possíveis. Claro que estamos na porta de novas configurações politiqueiras que vão durar até as chapas estiverem completas no próximo ano.
Como ainda é o começo das configurações, nossos vereadores que não têm nenhum interesse no bem de Coari, estão meio sem saber para onde correr.
Por enquanto vou ficar com a sabedoria do tempo: "É preciso saber dar tempo ao tempo" e ver o que vai acontecer!

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Orkut
Essa internet é maravilhosa, veja lá essa Comunidade no Orkut e tem mais, tem um dos seus membros que é de fato o dono da comunidade!
E não esqueçam de ler os recados para ele.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Enquetes
O blog tem colocado a disposição várias enquetes para saber a opinião dos que por aqui passam sobre vários assuntos. A última sobre o melhor prefeito de Coari, tive que refazer, visto que faltou o ex-prefeito e atual deputado José Lobo.
Justamente ele que diz no seu blog que fez mais do que todos os outros prefeitos juntos e em tão pouco tempo. Vote você também!

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

A Comissão Processante de Inquérito da Câmara Municipal de Coari que investiga a possível lavagem de dinheiro público por notas frias na gestão do prefeito Adail Pinheiro (PMDB) se encontra em um impasse. A assessoria jurídica de Adail argumenta que o prazo para atuação da comissão se esgotou há 13 dias e pede o arquivamento do processo. De seu lado, a assessoria jurídica da Câmara Municipal de Coari afirma que a Comissão ainda tem nove dias para encerrar os trabalhos. Leia mais.
O deputado José Lobo esteve presente na festa dos 75 anos de Coari. Desfilou no meio do povo, coisa impensável pouco tempo atrás. Agora já é tempo de Campanha Eleitoral, ele, todos vão onde o povo está. Depois se lava as mãos, com água, sabão e água sanitário para tirar tudo que é do povo do corpo.
No seu blog ataca o atual prefeito, agora é do contra; antes nada falava!
Instituto Sea Shepherd entra com ação civil contra matança de golfinhos no Amapá
Trabalho Infantil
A população infantil da cidade de coari é grande, a maioria está na escola tentando garantir um furuto melhor.
Uma das dificuldades de nossa educação ser melhor é a imensa pobreza que vive o povo desse município tão rico. São vários os projetos do governo federal executados na cidade na tentativa de ajudar a superar a pobreza, acabam mascarando o dinheiro que vem do gás e do petróleo.
Devido essa difícil situação da falta de quase tudo em muitos lares coarienses, muitas crianças que estudam são obrigadas a trabalharem para ajudar no orçamento doméstico na compra das coisas básicas para a família.
Em diversas famílias o dinheiro que entra através do trabalho das crianças é a única renda para o sustento da casa, até porque muitos desses pais são desempregados, outros não ganham o suficiente para sustentar a família.
Essas crianças deviam está na escola ou brincando.
Peixes dos igarapés de Manaus estão morrendo
Os peixes dos principais igarapés que cortam Manaus estão desaparecendo em função da poluição crônica. No lugar de acarás, peixes lápis, ruelos de tambaquis, entre outras espécies, observa-se nos leitos do Mindu, São Raimundo, Franco, Cachoeirinha, Mestre Chico, Quarenta, entre outros, espécies exóticas como as tilápias (Oreochromis niloticos ) de origem africana, por exemplo. Leia mais.
Quanto vale seu voto?
Esta foto está no Jornal Coari em Tempo e vem ilustrada com a frase de que "os vereadores de oposição estão somente atrás de seus interesses pessoais". Como se esse cidadão da foto, eleito seis vezes veredor para a câmara municipal de Coari, fizesse outra coisa.
Estamos passando por um momento político muito delicado no nosso país, onde os interesses pessoais estão a frente dos interesses coletivos. Ninguém se candidata a um cargo público, pensando no público e sim em si.
Onde vai parar esse país?

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Que país é Esse?
Nesses dias que estamos comemorando o aniversário da terra do gás e do petróleo, muitos estão curtindo o "circo". Nunca vimos uma festa igual, tanta gastança.
Em tudo isso quem mais está faturando são os traficantes, uma ótima oportunidade para eles ganharem dinheiro.
A cidade também está agitada por outro motivo... o de que a maioria dos funcionários públicos estão recebendo apenas a metade de seus salários, principalmente quem ganha um salário mínimo. Pense... se já é difícil viver um salário mínimo, R$ 380,00; imagine viver apenas com a metade dele.
O melhor presente que os coarienses poderiam receber nesse aniversário seria um bom salário, uma vez que o município tem um orçamento multi-milinoário. Só que a coisa aconteceu o contrário, os pobres que ganham um salário mínimo é que estão pagando toda gastança.
O pior de tudo é que ninguém pode reclamar, todo mundo tem que ficar calado. É roubo na boca do caixa. Que presente é esse que o povo de Coari está ganhando? Além de ser roubado, só tem o direito de ficar calado. Nem na Roma antiga era assim.
Que país é esse que estamos morando Onde os pobres são roubadas para pagar uma festa com tanto despedício?

sábado, 4 de agosto de 2007

Coari na mídia
Em entrevista coletiva em Coari, após assistir a simulação de uma operação de guerra na selva, Jobim afirmou que o aeroporto de Congonhas não será nunca mais centro distribuidor de vôos e não comentou a informação da Airbus de que não havia defeito na aeronave da TAM que explodiu dia 17 de julho. Leia mais.
Irmão de Adail Pinheiro controlava empreiteiras
Documentos obtidos por A CRÍTICA revelam que o irmão do prefeito de Coari Adail Pinheiro, Carlos Eduardo Pinheiro, tinha o controle das construtoras JBL, COMAN e AMCON que, juntas, celebraram contratos no valor de R$ 37,4 milhões com a Prefeitura do município. Essas empresas e a administração municipal são responsabilizadas pela Controladoria Geral da União pelo uso de notas fiscais irregulares, superfaturamento de obras e direcionamento de licitação, dentre outros ilícitos.
Levantamento realizado pela Polícia Federal no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) mostra que a JBL firmou contratos com o Município de Coari no valor de R$ 8,4 milhões no espaço de 23 dias (de 05 a 28 de fevereiro de 2002).
No decorrer de 2002, a JBL mudou a sua razão social e passou-se a chamar COMAN. Com a nova denominação faturou R$ 16,8 milhões de obras conveniadas pela prefeitura, no período de setembro de 2002 a fevereiro de 2004. A AMCON celebrou contratos com a administração de Coari da ordem de R$ 12,1 milhão, durante 2002.
Oficialmente figuravam como sócios da JBL Jacson Bezerra Lopes e Márcio Assis dos Anjos. Contudo, nos bastidores, quem atuava era Carlos Eduardo Pinheiro. Isso fica comprovado no contrato de gaveta assinado por Jackson Lopes no dia 19 de fevereiro de 2002, no qual transfere 99% das suas cotas para o irmão de Adail Pinheiro.
Carlos Eduardo aparece como responsável pela movimentação financeira da COMAN no ano de 2003, conforme documentos obtidos pelo jornal. O controle da COMAN foi garantido com o ingresso na empresa do primo do prefeito Adail Pinheiro, Elio Pinheiro de Souza.
No dia 5 de janeiro de 2004, Elio Pinheiro substituiu Márcio Anjos na sociedade. No mesmo ato, Jackson Lopes transferiu para Elio 98% de suas cotas de capital, avaliadas em R$ 196 mil. Em depoimento à Polícia Federal, Jackson disse que assinava vários documentos em nome da empresa COMAN, mas não se recordava que documentos eram esses. Ele declarou ainda que a participação da firma nas licitações públicas ficava por conta de Élio, para quem tinha passado uma procuração.
O controle da empresa AMCON por Carlos Eduardo também foi assegurado por meio de uma procuração. No documento, firmado no dia 2 de abril de 2002, no Tabelionato do 1º Ofício de Notas, Ediovan Pimentel Costa, sócio da construtora, dá plenos poderes a Carlos Eduardo para administrar todos os negócios da empresa. A procuração lhe deu direito inclusive a movimentação financeira da AMCON no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Basa e BEA e outras casas bancárias.
A CRÍTICA falou com o procurador-geral da Prefeitura de Coari, Aldo Evangelista. Ele não soube informar o telefone de Carlos Eduardo. Disse que ele mora em Manaus. Também disse que não conseguiu contato com Adail Pinheiro.
A Companhia Vitória Régia, grupo tetaral de Manaus, está levando o projeto "O teatro vai à escola" ao interior do nosso Estado.
O rojeto do grupo teatral vai deixar a capiral, deixar o asfalto e se embrenhar e se emprenhar do nosso mundo rural, mundo das águas. Vai percorrer cidades e comundades do interior.
"O mais louvável é que a Companhia Vitória Régia está realizando toda a turnê por conta própria, sem nenhum apoio de instituições públicas ou privadas. É o tipo de iniciativa que merece patrocínio!". Leia mais.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Plantando o Futuro
Nós coarienses não poderíamos receber de um Jornal como o A Crítica, melhor notícia do que esta: "Município de Coari dá boas lições em educação " no nosso aniversário. Isso nós queremos e precisamos.
A matéria destaca com charme a boa educação nas creches do Município de Coari. E essa é uma notícia que nos deixa orgulhosos, de saber que no futuro estaremos bem mais educados.
"A Creche Amélia Aires da Silva atende 285 crianças de 3 anos em tempo integral, das 7h às 17h30, com aulas, recreação e orientação de escovação de dentes e até de como amarrar os cadarços dos sapatos. Enquanto os pais trabalham, as crianças são supervisionadas por pedagogos e orientadores". E temos que reconhecer além do que fala o jornal da dedicação dos funcionários com nossos "pequenos".
Seria burrice se não reconhecermos esse trabalho feito com carinho e disposição por um quadro que está fazendo e dando o melhor de si. Por isso diz amatéria: "Escola Municipal Infantil Dirce Pinheiro, com suas instalações específicas e animadas para atender aos pequenos, está sendo referência até para escolas particulares de Manaus e a Creche Amélia Aires da Silva, que atende crianças no período integral".
Além da merenda, refeição, ajudar a criança cuidar de si ensino a ela escovar o dente, entre outros cuidados, ajudará e muito na qualidade de vida de todos da família.
O Jornal esqueceu de falar da excelente estrutura de transporte das crianças. De transportar os pequenos da casa para as creches e das creches para suas casas.
Alguém pode está admirado de que estou escrevendo este post. É preciso reconhecer que esse é um dos pmelhores presentes que a Coari do presente está dando nos seus 75 anos aos corienses.
Parabéns a todos e todas que trabalham nas nossas creches com incansável dedicação e amor as crianças, pois são nelas que estamos plantando uma educação de melhor qualidade.
Nem tudo esté perdido!